Siga:

Gestão Estratégica

O Conselho de Administração da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) aprovou o Mapa Estratégico 2019-2023, em dezembro de 2018, com o objetivo de aperfeiçoar os mecanismos estruturais de gestão da Companhia.

A gestão estratégica da CEAGESP visa garantir que a organização se perpetue ao longo do tempo e desenvolva seu potencial continuamente, cumprindo com a sua missão institucional.


Planejamento estratégico

O Planejamento Estratégico da CEAGESP foi desenvolvido utilizando-se da metodologia de Balanced Scorecard (BSC), que pode ser traduzida como Indicadores Balanceados de Desempenho focados em ativos intangíveis como: desempenho de mercado junto a clientes, desempenhos dos processos internos e pessoas, inovação e tecnologia. O somatório destes fatores alavancará o desempenho desejado pela CEAGESP, consequentemente criando valor futuro.

O Balanced Scorecard reflete o equilíbrio entre objetivos estratégicos, entre medidas financeiras e não-financeiras, entre indicadores de tendências e ocorrências, e ainda, entre as perspectivas interna e externa de desempenho. Este conjunto abrangente de medidas serve de base para o sistema de medição e gestão estratégica por meio do qual o desempenho organizacional é mensurado de maneira equilibrada, sob perspectivas. Dessa forma, contribui para a Companhia acompanhar o seu desempenho, monitorando, ao mesmo tempo, o progresso na construção de ativos intangíveis necessários para o seu crescimento futuro.

A estratégia da CEAGESP é convertida em sistema integrado por meio de perspectivas que representam pontos de vista referentes às suas atividades e dos fatores-chave para uma visão integrada da organização. Elas englobam um conjunto de objetivos estratégicos que retratam o que a organização pretende atingir mediante o olhar de cada público de interesse, o que permite uma visão ampla e completa.

Mapa estratégico

(Clique aqui para visualizar o Mapa Estratégico)

O mapa estratégico traduz a missão, a visão e a estratégia da organização em um conjunto abrangente de objetivos que direcionam o comportamento e o desempenho institucionais. Os propósitos do mapa são definir e comunicar, de modo claro e transparente a todos, o foco e a estratégia de atuação escolhidos pela CEAGESP.

Está estruturado em quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. Essas perspectivas representam um encadeamento lógico da estratégia de atuação da Companhia. Cada uma engloba um conjunto de objetivos estratégicos que retratam os principais desafios a serem enfrentados pela CEAGESP no alcance de sua visão de futuro e no cumprimento de sua missão institucional.

A tradução da estratégia por meio do mapa cria referencial comum e de fácil compreensão para as unidades e os funcionários da organização.

Os objetivos estratégicos da CEAGESP estão alocados nas quatro dimensões do BSC, dispostas nas seguintes perspectivas correlacionadas com seus objetivos da seguinte forma:

Financeira:

  • Manter autossuficiência financeira, gerando lucro;
  • Aprimorar o equilíbrio financeiro por meio do aumento de receitas e otimização da rentabilidade e liquidez;
  • Reduzir custos por meio da otimização de recursos.

Clientes:

  • Prover inteligência de mercado;
  • Aumentar participação de mercado firmando posicionamento de marca;
  • Implantar sistemas de informações de mercado;
  • Aumentar o ciclo de armazenagem;
  • Aumentar o participação no mercado de entrepostos e armazenagem.

Processos Internos:

  • Otimizar a gestão de recursos financeiros e orçamentários (abrangendo revisão de contratos)
  • Aperfeiçoar os mecanismos de governança corporativa e gestão de riscos
  • Melhorar a gestão estratégica de pessoas
  • Prover infraestrutura e soluções de TI
  • Estruturar o processo comercial
  • Melhorar a infraestrutura e ambiente de trabalho
  • Aperfeiçoar a gestão estratégica
  • Aperfeiçoar os mecanismos de apoio jurídico e correcionais

Aprendizado e Crescimento:

  • Formar lideranças organizacionais

Indicadores e metas

(Clique aqui para visualizar Estratégia e Indicadores)

(Clique aqui para visualizar Indicadores do 1° trimestre)

Os indicadores de desempenho são ferramentas de monitoramento que permitem controlar a performance da Companhia no que se refere ao alcance das metas estipuladas e à busca de seus objetivos estratégicos, de forma estruturada e aprofundada. Esses referenciais podem ser definidos individualmente por cada objetivo estratégico vinculado, de acordo com seu segmento, seus parâmetros e suas metas.

Estes fazem parte do escopo do Planejamento Estratégico da CEAGESP definido para o período de 2019 a 2023 e estão associados diretamente a um ou mais objetivos do mapa estratégico. Os Indicadores devem demonstrar em que medida os objetivos estratégicos estão sendo alcançados no contexto da execução estratégica.

MISSÃO, VISÃO e VALORES

Missão: Prover inteligência de mercado e infraestrutura para abastecimento agroalimentar, por meio de operações de entrepostagem e armazenagem.

Visão: Ser reconhecida como excelência em inteligência de mercado e na gestão de entrepostos e armazéns.

Valores:

  • Qualidade e Segurança na prestação de serviços de entrepostagem e armazenagem;
  • Confiabilidade na prestação de informações de mercado;
  • Ética; e
  • Transparência.






Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro