Siga:

Palavras do Presidente

No ano em que completa meio século de existência, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo – CEAGESP – tem se consolidado como empresa líder na área de entrepostagem e armazenagem, sendo referência no Brasil e no mundo devido sua grandeza. Essa realidade, que parecia tão distante no início, se concretiza graças à união de todos os envolvidos que impulsionam esta grande empresa sempre adiante.

Vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a CEAGESP possui 13 entrepostos atacadistas de produtos hortícolas, sendo 12 no interior e um na capital, o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) que recebe diariamente cerca de 50 mil pessoas e 12 mil veículos e é considerado o maior da América Latina. Mantém também a maior rede pública de armazéns, silos e graneleiros do estado com uma capacidade para estocar mais de um milhão de toneladas de produtos, distribuídos em suas 35 unidades, na capital e no interior.

Ao longo de sua história, não foram poucos os desafios e obstáculos encontrados, porém, mesmo com limitações financeiras que impedem maiores investimentos para a modernização e melhor desenvolvimento das atividades oferecidas, a atual gestão tem se esforçado para deixar um legado positivo e sua marca para o futuro.

Desde o início desta administração, um dos nossos maiores focos de atenção tem sido a segurança alimentar. O termo foi definido na Cúpula Mundial da Alimentação de 1996 e afirma que ela existe quando todas as pessoas, em todos os momentos, têm acesso físico e econômico a alimentos suficientes, seguros e nutritivos para satisfazer suas necessidades e preferências alimentares.

Os números que correspondem ao volume comercializado de frutas, verduras e legumes (FLVs) e pescados em nossas 13 centrais de abastecimento exemplificam essa definição, alcançando a marca aproximada de 3,9 milhões de toneladas de alimentos comercializados/ano. Soma-se ainda, cerca de 1,1 milhão de toneladas de outros produtos agrícolas estocados em nossos silos e graneleiros.

Envolvida desde sua fundação com milhares de toneladas de alimentos, a CEAGESP não deixou passar despercebido o grave problema do desperdício de alimentos e criou, em 2003, o Banco CEAGESP de Alimentos (BCA). Hoje presente no entreposto da capital e em 11 unidades do interior, tem como missão coletar e redirecionar alimentos para entidades cadastradas e que atendem pessoas em situação de risco alimentar ou de baixa renda. Só em 2018, foram 753 atendimentos e mais de 900 toneladas de alimentos que deixaram de ir para o lixo e foram transformadas em refeições para centenas de pessoas beneficiadas pelo programa.

Todas essas ações combinadas entre si, alinhadas com as boas práticas de transporte e manuseio e com a participação e empenho das pessoas envolvidas no processo, fazem com que a CEAGESP continue firme no cumprimento de seu papel que é assegurar que os alimentos cheguem à mesa da população, garantindo assim, uma alimentação saudável e acessível para todos.

Damos boas-vindas aos novos 50 anos reafirmando o compromisso de trabalhar com afinco e transparência para manter a CEAGESP como liderança e referência em segurança alimentar no Brasil e no mundo.

Johnni Hunter Nogueira

Presidente







Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro