Siga:

Perguntas Frequentes

Perguntas:


O que é a CEAGESP?

A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) foi criada em 31 de maio de 1969, a partir da fusão de duas companhias mantidas pelo Governo do Estado de São Paulo: o CEASA (Centro Estadual de Abastecimento) e a CAGESP (Companhia de Armazéns Gerais do Estado de São Paulo).

A empresa, que é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tem duas unidades de negócios distintas, porém complementares: a armazenagem (18 unidades) e a entrepostagem (13 unidades), localizadas em regiões estratégicas do Estado de São Paulo.

A CEAGESP mantém a maior rede pública de armazéns, silos (grandes depósitos, em forma de cilindro, para guardar produtos agrícolas) e graneleiros (locais que recebem ou abrigam mercadorias a granel) do estado paulista. Conta também com a maior central de abastecimento de frutas, legumes, verduras, flores, pescados e diversos (alho, batata, cebola, coco seco e ovos) da América Latina, que é o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), situado na zona oeste da capital.

Onde ficam os entrepostos?

A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) tem 13 entrepostos, espalhados pelo Estado de São Paulo. O mais conhecido é o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), que fica na Avenida Dr. Gastão Vidigal, 1946, na zona oeste da capital paulista. Trata-se da maior central de abastecimento de frutas, legumes, verduras, flores, pescados e diversos (alho, batata, cebola, coco seco e ovos) da América Latina. Para saber a localização das demais unidades, consulte o mapa dos nossos outros entrepostos.

 

 

Quais são as principais atividades da CEAGESP?

A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), que é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, responde por duas atividades principais distintas, porém complementares: a armazenagem (18 unidades) e a entrepostagem (13 unidades), localizadas em regiões estratégicas do Estado de São Paulo.

Quantos funcionários têm a CEAGESP?

A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) conta, em seu quadro profissional, com funcionários concursados e outros que ocupam cargos de livre provimento, além de estagiários e aprendizes.

Quantos permissionários têm a CEAGESP?

O Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), que é a maior central de abastecimento de frutas, legumes, verduras, flores, pescados e diversos (alho, batata, cebola, coco seco e ovos) da América Latina, abriga mais de 2.800 permissionários.

Como funciona o comércio varejista?

Atualmente, o comércio varejista ocorre em duas unidades: no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), na capital paulista, e em Sorocaba.

Qual o horário de funcionamento da CEAGESP?

Os horários de comercialização do atacado são diferentes e de acordo com cada produto. Em relação ao Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), consulte a tabela disponível. No caso das demais unidades, as informações podem ser verificadas no mapa dos nossos outros entrepostos.

 

O entreposto dispõe de estacionamento?

No caso do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), na capital paulista, há áreas de estacionamento terceirizadas. Para o varejão noturno há o Portão 7 e o 18. No caso da Feira de Flores, além dessas duas entradas, há também o Portão 4. Para o varejão aos finais de semana, pode-se usar o Portão 3. Quem for ao setor de pescados, deve utilizar o Portão 15. Os veículos previamente cadastrados, que atuam no atacado, têm acesso ao ETSP pelo Portão 3 e o 13. Para saber sobre o funcionamento do estacionamento nas unidades do interior, consulte o mapa dos nossos outros entrepostos.

Como funciona a Feira de Flores?

Marca registrada da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), a Feira de Flores do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), na capital paulista, é a maior do gênero no país. No interior, ela ocorre nas unidades de Araçatuba, Bauru, Guaratinguetá, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba.

 

 

Como vender na CEAGESP?

Para vender um produto na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), é preciso falar com o Departamento de Entrepostos da Capital (DEPEC), por meio do telefone (11) 3643-3907 ou do e-mail depec@ceagesp.gov.br, quando se tratar do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP).

Em relação ao interior paulista, deve-se acionar o Departamento de Entrepostos do Interior (DEINT), no telefone (11) 3643-3997 ou no e-mail  deint@ceagesp.gov.br. As informações podem ser obtidas também diretamente junto à gerência de cada um desses entrepostos, cujos contatos estão disponíveis ao clicar no mapa das unidades.

Como ter um espaço de venda na CEAGESP?

Nesse caso, é necessário se tornar permissionário em algum dos entrepostos. Para tanto, é preciso acompanhar a abertura de processo licitatório no portal da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP).

 

Como é o contrato de permissão a um atacadista na CEAGESP?

A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), como qualquer órgão público, realiza concorrência para atribuição das áreas vagas e o contrato é do tipo Termo de Permissão Remunerada de Uso (TPRU), em consonância ao que determina a Lei de Licitações (lei federal 8.666/93).

Quantas pessoas e veículos circulam diariamente na CEAGESP?

Diariamente, milhares de pessoas e veículos passam pelos 13 entrepostos da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP). Somente no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), que é a maior central de abastecimento de frutas, legumes, verduras, flores, pescados e diversos (alho, batata, cebola, coco seco e ovos) da América Latina, circulam cerca de 50 mil pessoas e 12 mil veículos por dia.

 

Quantos carregadores trabalham na CEAGESP?

Segundo o Sindicato dos Carregadores Autônomos (SINDICAR), trabalham no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) cerca de 3.500 carregadores. No interior, a categoria soma cerca de 500 profissionais.

Qual é o vínculo profissional dos carregadores com os permissionários?

As operações de carga, descarga e movimentação de mercadorias nas áreas internas das unidades de entrepostagem da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) são realizadas por carregadores autônomos e também por trabalhadores com vínculo empregatício com os permissionários.

Qual o orçamento anual da CEAGESP?

As informações sobre a execução orçamentária e financeira da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) encontram-se disponíveis, para acesso da sociedade, na página Transparência Pública.

Como é composto o orçamento da CEAGESP?

A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) está inserida no orçamento de investimento da União, que compreende todas as empresas em que o Governo Federal, direta ou indiretamente, detém a maioria do capital social com  direito a voto, não incluídas nos orçamentos fiscal e da seguridade social.

A estrutura orçamentária da CEAGESP compõe-se de dois principais blocos:

1- Discriminação das origens de recursos: inclui todas as fontes de recursos, independentemente de sua natureza e origem, com as quais a empresa programa efetuar a cobertura dos dispêndios previstos para o exercício em referência.

2- Discriminação das aplicações de recursos: agrupa os registros de todos os dispêndios/despesas programados para o exercício em referência.

A CEAGESP recebe visitas públicas? Qual o roteiro?

Sim. O Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), que é a maior central de abastecimento de frutas, verduras, legumes, flores, pescados e diversos (alho, batata, cebola, coco seco e ovos) da América Latina, representa um importante ponto turístico na cidade de São Paulo, que atrai milhares de pessoas (empresários, turistas, pesquisadores, estudantes etc.).

Nas visitas monitoradas é possível se conhecer melhor o local de onde sai grande parcela da produção que abastece mais de 60% da Grande São Paulo, além de outros estados e países. Com duração média de 90 minutos, devem ser feitas em grupo de, no máximo, 30 pessoas. De acordo com o interesse, há o acompanhamento de técnicos e especialistas da empresa.

Quais são as ações de sustentabilidade mantidas pela CEAGESP?

Como qualquer órgão público, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) desenvolve ações e programas que demonstram o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a responsabilidade social.

 

O que é o Banco CEAGESP de Alimentos?

O Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) é uma iniciativa presente no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) e em mais 11 unidades do interior. O objetivo é coletar, selecionar e distribuir alimentos para bancos de alimentos municipais e entidades sociais do Estado de São Paulo.







Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro