Siga:

Banco CEAGESP de Alimentos

logo_bca

Dentro das diretrizes da atual diretoria, o Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) tornou-se uma das principais vitrines da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP).

O serviço, ligado à Coordenadoria de Sustentabilidade (CODSU), foi criado em 2003, no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP). O objetivo é coletar, selecionar e distribuir alimentos oferecidos por produtores e comerciantes atacadistas (permissionários) para entidades sociais do Estado de São Paulo.

Além disso, o BCA também passou a colaborar no atendimento a famílias vítimas de catástrofes naturais.

Nos últimos anos, foram distribuídas em média 166 toneladas de alimentos por mês para mais de 160 instituições, além de bancos localizados em outros municípios.

Os descartes do Banco CEAGESP de Alimentos impróprios para o consumo são transformados em adubo orgânico por meio de compostagem. A CEAGESP promove ainda a reciclagem de palha, madeira, ferro e papelão.

Atualmente, o projeto está presente em 11 entrepostos do interior: Araçatuba, Araraquara, Bauru, Franca, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

O BCA também produz informativos mensais sobre nutrição e segurança alimentar e nutricional, bem como receitas que incentivam o aproveitamento integral dos alimentos, principalmente das partes não convencionais, como cascas, sementes e talos.

O Banco CEAGESP de Alimentos promove constantemente campanhas de incentivo ao consumo de frutas, legumes e verduras. É responsável por ações educativas à comunidade e estabelece parcerias de estágio com universidades para a realização de suas atividades. Recentemente, tem produzido também alimentos desidratados, a partir das doações in natura recebidas.

No ETSP, há um convênio firmado com o Sindicato dos Carregadores Autônomos (Sindicar). São 505 carregadores cadastrados que, voluntariamente, retiram as doações dos permissionários e as levam ao BCA. Mensalmente, o serviço distribui cestas básicas aos carregadores que mais contribuem.

Para obter mais informações e saber como colaborar com o Banco CEAGESP de Alimentos, entre em contato com as unidades que contam com o projeto!

Na capital paulista, ligue para (11) 3643-3920.

O BCA mantém seu cadastro aberto para a inclusão de novos colaboradores, que queiram participar dessa importante ação de responsabilidade social. Basta enviar mensagem para o e-mail bancodealimentos@ceagesp.gov.br.

 







Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro