Entreposto da Capital comercializou mais de 3 milhões de toneladas em 2007
Apesar das condições climáticas adversas vividas em 2007 e poucos casos de excedentes de produção, a rede de entrepostos da CEAGESP alcançou crescimento de 4% no volume comercializado em relação a 2006. Foram negociadas cerca de 3.755.716 toneladas de hortifrutícolas, flores e pescados. Já o volume financeiro registrou aumento de 12,7%, com movimento de R$ 4,3 bilhões.
O entreposto da capital obteve crescimento de 2,6% no volume comercializado. “Este crescimento é extremamente relevante, pois superou o ano de 2006 que apresentou o melhor resultado em relação aos últimos anos. Foram comercializadas 3.033.812 toneladas” diz o economista da CEAGESP, Flávio Godas.
O setor de frutas, que cresceu 2,7% e continua no topo do ranking, foi responsável por 52% do total comercializado, cerca de 1.590.707 toneladas. O setor de legumes movimentou mais de 750 toneladas, que correspondem a 24,9% do total. O crescimento foi de 1,5% comparado ao ano passado.
As flores apresentaram crescimento acentuado em 2007 impulsionado, porém, pela inclusão de novos produtos no rol de itens que sofrem acompanhamento estatístico.
O maior destaque de 2007, no entanto, foi o setor de pescados, que apresentou a elevação mais significativa: 30%. “Maiores investimentos impulsionaram a extração no litoral brasileiro e o dólar em queda aumentou o volume de importações. A superprodução de Tainha, em maio do ano passado, além do aumento da quantidade ofertada de produtos importantes como pescada, camarão, salmão, corvina, entre outros, acarretaram este crescimento ” justifica Godas.
O único setor a registrar retração foi o de verduras, que movimentou cerca de 213.631 toneladas, volume 6,79% mais baixo que o negociado em 2006.
A tendência para 2008 é que a maioria das culturas apresente elevação da quantidade produzida. “Os produtores conseguiram em 2007 maior rentabilidade em função dos bons preços gerados pelo aumento do consumo e das exportações. Os preços pagos aos produtores foram bastante satisfatórios durante todo o ano", diz Godas “assim, espera-se que os produtores rurais estejam mais dispostos a realizar investimentos e, portanto, aumentar a quantidade produzida. Maior produção e preços estáveis são as perspectivas para 2008” conclui.