Siga:

21/3/201903:02:29

ABRACEN realiza encontro nacional em Brasília


Em evento realizado no dia 19 de março em Brasília (DF), foi apresentada a nova sede própria da ABRACEN (Associação Brasileira de Centrais de Abastecimento) na capital federal para seus associados, que aproveitaram o ensejo para realizar o Encontro Nacional da entidade, que em assembleia ordinária discutiu a aprovação das contas financeiras e balanço geral relativo ao exercício de 2018.
Em assembleia geral extraordinária, ocorrida no mesmo dia, foi eleita a nova diretoria executiva e o conselho fiscal para o biênio 2019/2021 da instituição, que reconduziu Gustavo Henrique de Andrade Melo (CEASA-PE) à presidência, e escolheu como vice-presidente Johnni Hunter Nogueira, atual diretor presidente da CEAGESP.

CONVITE
Durante a inauguração da sede da Abracen na capital federal, a ABRACEN formalizou convite à CONAB para integrar também como membro da instituição. Segundo o presidente da Conab, Newton Araújo Silva Júnior, essa ação seria muito positiva no fortalecimento da parceria entre as duas entidades e boa para o abastecimento nacional.
Durante a solenidade, os gestores da Abracen e Conab discutiram também a possibilidade de realizar, no segundo semestre deste ano, um evento voltado para a troca de experiências qualificadas no setor e para orientar quanto às melhores práticas de comercialização dos hortifrutigranjeiros.

MERCADO
No encontro, Newton Araújo Silva Júnior apresentou dados do mercado atacadista de frutas e hortaliças, movimentou cerca de 16,8 milhões de toneladas de frutas e hortaliças, injetando mais de R$ 36 bilhões na economia brasileira. Os dados referem-se à comercialização registrada dos produtos em 2018 nas principais Centrais de Abastecimento (Ceasas) do país.
Apesar do volume de hortifrutigranjeiros comercializados dentro do país ser estável, as receitas registraram aumento. De acordo com o balanço, esse desempenho foi influenciado pela greve dos caminhoneiros, ocorrida em maio do ano passado. A paralisação inviabilizou o transporte das regiões produtoras para os mercados de abastecimento, interrompendo as atividades nas centrais por cerca de 15 dias.
“Os números de comercialização destacam a importância que as centrais têm no papel da segurança alimentar, pois fazem milhões de toneladas de produtos chegar à mesa dos brasileiros”, destaca Newton Júnior. “Nesse sentido, a parceria entre a Conab e as Ceasas, principalmente com relação as informações estratégicas prospectadas, reforçam as linhas de atuação das políticas públicas para garantir uma alimentação saudável”.

CENTRAIS DE ABASTECIMENTO
As Centrais de Abastecimento (CEASAs) tem por objetivo, expandir e dinamizar a comercialização de produtos hortifrutigranjeiros, nos principais núcleos urbanos do País, por meio da concentração de compradores e vendedores em um mesmo local. Funciona como ponto de concentração física da produção de hortaliças e frutas oriundas de diversas regiões do Brasil, tendo como função estratégica interligar a produção em escala nacional, garantindo que regiões não produtoras de determinado produto possam consumi-lo, uma vez que outra região o produz.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2019 o Mês de:

Veja também o Ano de: