Siga:

18/8/201508:10:44

Batata doce rosada é a dica de compra da semana


Ótima para quem quer perder peso, raiz é comercializada a R$ 1,37 o quilo no atacado do Entreposto Terminal São Paulo

A dica de compra dessa semana (18/8) da CEAGESP é uma raiz, indicada para quem deseja perder peso e também aos atletas interessados no ganho de músculos. Trata-se da batata doce (lpomoea batatas) rosada.

Sua origem é atribuída ao Peru, de onde foi levada pelos pré-colombianos para as ilhas do Pacífico no século XIII. Porém, somente no início do século XVI é que veio a ganhar o mundo, quando chegou à Espanha e de lá se espalhou pela Europa, Filipinas, Índia e China.

No atacado do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), ela pode ser encontrada ao preço médio de R$ 1,37 o quilo. O período de maior safra vai de junho a julho.

Em 2014, deram entrada no entreposto da capital paulista mais de 45 mil toneladas do produto, provenientes das cidades paulistas de Piedade e Tapiraí e dos municípios baianos de Teixeira de Freitas e Ibirapuã.

A batata doce rosada é uma das 400 variedades que podem ser apreciadas. A película externa é rosa, a polpa tem cor creme e após o cozimento torna-se amarelada. O formato das raízes é alongado.

Apresenta ciclo de maturação médio e pode ser colhida em até 150 dias após o plantio. Entre as diversas formas de preparar essa raiz, a equipe de nutricionistas do Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) sugere uma receita de bolo de batata doce rosada.

Confira, a seguir, alguns dos benefícios desse produto, que é a dica de compra da semana:

  • É altamente nutritiva, pois contém vitaminas A e C, manganês, fibras, vitaminas do complexo B, potássio e ferro. Toda essa combinação faz com que seja considerada um dos alimentos mais saudáveis existentes.
  • Fornece energia para treinamento físico, auxilia na queima de gordura e no ganho de massa muscular, uma vez que libera a glicose no sangue lentamente.
  • Com baixo índice glicêmico, auxilia no controle da diabetes.
  • Por ser rica em fibras, diminui o apetite, o que colabora no emagrecimento.
  • Reduz o colesterol total e ajuda no processo digestivo.
  • Auxilia na formação do colágeno e previne anemia, graças à presença da vitamina C.
  • O alto teor de vitamina A ajuda na prevenção do câncer.
  • A presença da vitamina C regula a pressão arterial.

Mas não é somente a batata doce rosada que está com o preço em conta essa semana (18/8). Confira nas nossas redes sociais (blog e facebook) quais são esses outros produtos no Dicas da Semana.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2015 o Mês de:

Veja também o Ano de: