Siga:

29/9/202009:01:19

Banco CEAGESP de Alimentos no Dia Internacional da Conscientização sobre a Perda e Desperdício de Alimentos


Este ano, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) comemora hoje, 29 de setembro, a primeira celebração do Dia Internacional da Conscientização sobre a Perda e o Desperdício de Alimentos. Também surge durante a pandemia global COVID-19, que trouxe um despertar global sobre a necessidade de transformar e reequilibrar a forma como nossos alimentos são produzidos e consumidos.

Reduzir as perdas e o desperdício de alimentos é essencial em um mundo onde o número de pessoas afetadas pela fome tem aumentado lentamente desde 2014, e toneladas e toneladas de alimentos comestíveis são perdidos e / ou desperdiçados todos os dias. A perda e o desperdício de alimentos também pressionam desnecessariamente a base de recursos naturais e o meio ambiente, esgotando a base de recursos naturais e gerando gases de efeito estufa.

Por que é importante reduzir a perda e o desperdício de alimentos?

Globalmente, cerca de 14 por cento dos alimentos produzidos são perdidos entre a colheita e o varejo. Quantidades significativas também são desperdiçadas no varejo e no nível de consumo.

Quando os alimentos são perdidos ou desperdiçados, todos os recursos que foram usados ​​para produzi-los – incluindo água, terra, energia, trabalho e capital – são desperdiçados. Além disso, o descarte de alimentos perdidos e resíduos em aterros, leva à emissão de gases de efeito estufa, contribuindo para as mudanças climáticas.

Ações são necessárias global e localmente para maximizar o uso dos alimentos que produzimos. A introdução de tecnologias, soluções inovadoras (incluindo plataformas de comércio eletrônico para marketing, sistemas móveis retráteis de processamento de alimentos), novas formas de trabalho e boas práticas para gerenciar a qualidade dos alimentos e reduzir a perda e o desperdício de alimentos são essenciais para implementar essa mudança transformadora.

A redução da perda e do desperdício de alimentos requer atenção e ações de todos, desde os produtores de alimentos, às partes interessadas da cadeia de abastecimento alimentar, às indústrias alimentares, varejistas e consumidores.

Desperdício no Brasil

Segundo dados apresentados em 2017 da Associação Brasileira de Supermercados, todo o anos os brasileiros desperdiçam cerca de 26 milhões de toneladas de alimentos, quase 41 mil toneladas por dia. O maior desperdício ocorre na cozinha, com sementes, cascas e raízes não sendo reutilizadas como poderiam. A grande barreira é o cultural: aqui se consome pela aparência e não pelo valor nutritivo do alimento, e há ainda a crença popular de que é melhor sobrar do que faltar na refeição.

Em proporção, isso quer dizer que as 41 mil toneladas de alimentos que são jogados fora diariamente poderiam alimentar 25 milhões de pessoas por dia, ou quase 15% da de toda a população do Brasil. Por ano, seriam 9 bilhões de pessoas que deixariam de passar fome, ou toda a população do Brasil por quase 50 dias.

Banco CEAGESP de Alimentos

Para combater esse desperdício, principalmente nas centrais de abastecimento, a CEAGESP mantém o projeto Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) tanto no Entreposto da capital como em mais 11 unidades espalhadas no interior do Estado de São Paulo. Ligada à Coordenadoria de Sustentabilidade da CEAGESP, o BCA já distribuiu de janeiro a agosto deste ano cerca de 692.584 toneladas de alimentos para 919 entidades e 64 bancos de alimentos.

Entre o volume de alimentos recebidos e que depois de passar por uma seleção são encaminhados para doação, a margem de aproveitamento ultrapassa a casa dos 90%. Os alimentos foram distribuídos para mais de 150 entidades atendidas pelo programa, entre creches, asilos, orfanatos, organizações não-governamentais, entre outros. Também é feito o repasse de parte das doações para outros bancos de alimentos da Grande São Paulo.

É a CEAGESP fazendo a sua parte para equilibrar a conta do desperdício de alimentos no Brasil e no mundo.

Para saber mais sobre o Banco CEAGESP de Alimentos, acesse o nosso portal em

http://www.ceagesp.gov.br/acesso-a-informacao/sustentabilidade/responsabilidade-social/bca/

#somostodosceagesp

(Fonte: http://www.fao.org/international-day-awareness-food-loss-waste)

 

 




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2020 o Mês de:

Veja também o Ano de: