Siga:

14/12/202012:08:11

Boletim Covid-19: como comemorar as festas de final de ano em segurança (14/12)


A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as festas de final de ano sejam virtuais, sem beijos ou abraços, sempre de máscara e com o álcool gel nas mãos sempre. Tudo isso para evitar que mais pessoas se infectem com o novo coronavírus e passem a fazer parte dos números de óbitos e pessoas internadas por conta dessa doença.

Recursos tecnológicos para que essas reuniões virtuais aconteçam estão ao alcance de qualquer pessoa. Um telefone celular com acesso à internet permite que se faça uma videoconferência com várias pessoas ao mesmo tempo, como o WhatsApp ou o Zoom.

Para a OMS, o mais seguro seria não ter reuniões familiares ou com os amigos este ano, porque por mais que as pessoas se previnam, nunca será 100% seguro. As pessoas podem até evitar se tocar ou beijar, mas vão precisar tirar as máscaras na hora de comer ou beber algo, e daí a porta para contaminação estará aberta.

Mesmo em reuniões em grupos pequenos, ou com pessoas de nosso convívio diário, mas cujos integrantes saem para a rua para trabalhar, estudar ou fazer compras, as regras de prevenção continuam as mesmas:

– Ao entrar em casa, sempre deixar os sapatos do lado de fora, higienizar com álcool 70% e lavar muito bem as mãos com água e sabonete.

– Retirar a máscara somente se for necessário. Trocar a máscara a cada 4 horas, ou quando ela estiver úmida.

– Manter a distância social de pelo menos 1,5 m a 2m entre as pessoas.

– Ficar em ambiente arejado e manter portas e janelas abertas para o ar circular melhor, como no quintal ou varanda.

– Idosos e pessoas com doenças crônicas descompensadas não devem participar, assim como pessoas infectadas com o covid-19, mesmo que não apresentem sintomas da doença.

Lembre-se que a pandemia ainda não acabou. Por isso, é melhor repensar como iremos comemorar o Natal e Ano Novo agora, para que possamos celebrar sempre! Guarde a sua saudade, transforme-a em vibrações positivas para seus entes queridos, ore por todos e vamos festejar de forme consciente, com cada um fazendo a suja parte da melhor maneira possível.

 

——————————————————————————————————————————

O Comitê de Crise COVID-19, estabelecido pela CEAGESP em março deste ano, informa que continua reforçando as ações de comunicação para a conscientização sobre o combate ao coronavírus.

Os cuidados devem ser redobrados com o uso de máscaras, higienização das mãos com água e sabão, uso do álcool em gel, além de evitar aglomeração e manter o distanciamento.

Importante ressaltar que cada um tem a sua responsabilidade nessa conduta, pois a falta de cuidados pode fazer com que uma pessoa infectada contamine outras, principalmente as que fazem parte do grupo de risco.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2020 o Mês de:

Veja também o Ano de: