Siga:

4/8/201508:11:32

Brasil promove encontro mundial de mercados atacadistas


29º Congresso Anual da WUWM está com inscrições abertas; mais de 200 pessoas de 17 países confirmaram presença

encontro_wuwm_texto

O município de Campinas, maior polo tecnológico da América Latina e terceiro centro industrial nacional, vai sediar, entre os dias 23 e 26 de setembro (quarta-feira a domingo), o 29º Congresso Anual da União Mundial de Mercados Atacadistas (World Union of Wholesale Markets/WUWM). É a segunda vez que o Brasil recebe um encontro desse tipo – a primeira foi em 2006 na cidade de São Paulo.

A iniciativa promovida pela WUWM é organizada pela Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (ABRACEN). A entidade reúne 23 centrais de abastecimento, que são responsáveis pela gestão de 56 entrepostos atacadistas instalados em todo o país.

Nesses espaços atuam produtores rurais, comerciantes atacadistas e varejistas, distribuidores e prestadores de serviços que buscam fornecer alimentos de qualidade à população. Para se ter uma dimensão do setor, esse complexo operacional respondeu, em 2014, pela comercialização de 15,7 milhões de toneladas de produtos frescos, o equivalente a R$ 28,8 bilhões (cerca de US$ 9,6 bilhões).

O Congresso, que será realizado no Royal Palm Plaza Resort Campinas, conta também com apoio da CEASA Campinas. O tema do encontro, “O meio ambiente e o futuro dos mercados atacadistas”, foi escolhido em virtude dos impactos trazidos na produção de alimentos pelas mudanças climáticas que têm ocorrido no planeta.

“Estamos seguros de que esse evento apresentará uma agenda temática de grande interesse para todos os gestores e operadores de mercados atacadistas de alimentos in natura, além de ser uma grande oportunidade para se trocar experiências inovadoras na gestão e nas operações de entrepostos atacadistas”, afirma Mário Maurici, presidente da ABRACEN e que também responde pela direção da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP).

DISCUSSÕES TÉCNICAS – Até o momento, mais de 200 participantes de 17 países já confirmaram presença. A ABRACEN oferece desconto de 50% nas inscrições, que ainda permanecem abertas, de brasileiros que sejam operadores de mercados, técnicos, acadêmicos, estudantes ou cuja atividade guarde alguma relação com o público do Congresso.

Na programação consta uma conferência (“Novos cenários para o abastecimento alimentar frente às mudanças climáticas”) e quatro debates temáticos: “Desafios para modernização e construção de novos mercados atacadistas na América Latina”, “Os mercados atacadistas no século XXI – Maior eficiência e especialização dos serviços”, “Integração dos mercados atacadistas com os segmentos de produção e de varejo” e “Mercados varejistas tradicionais e os novos modelos para distribuição varejista de alimentos – Agregação de valores aos produtos e a influência das campanhas promocionais para aumento do consumo”.

Estão previstas visitas técnicas à CEASA Campinas, à CEAGESP e ao Mercado Municipal de São Paulo, além de uma exposição de produtos tradicionalmente comercializados nos entrepostos atacadistas brasileiros. O encontro servirá também para a realização da reunião anual dos membros, das seções regionais e da direção da WUWM.

INSCRIÇÕES ABERTAS – A União Mundial de Mercados Atacadistas (WUWM) é uma associação sem fins lucrativos que envolve todos os campos e atividades relacionadas à promoção, desenvolvimento e intercâmbio de conhecimentos e informações sobre mercados de alimentos por atacado. A entidade reúne, atualmente, cerca de 200 membros em 45 países. Mais informações do 29º Congresso Anual da WUWM e sobre as inscrições podem ser obtidas no site www.wuwmcongress.org.

 

 

 




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2015 o Mês de:

Veja também o Ano de: