Siga:

16/7/201907:04:49

CEAGESP participa de projeto para implantação do CEASA de Rondônia


Nos dias 15 e 16 de julho a CEAGESP participou das ações que visam a implantação de uma Central de Abastecimento (CEASA) no estado de Rondônia.

Na manhã de segunda-feira, 15/7, o diretor presidente da Companhia, Johnni Hunter Nogueira, e o gerente do Departamento Jurídico, Christopher Rezende Guerra Aguiar, foram recebidos pelo governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha e pelo Secretário de Estado, Evandro Cesar Padovani, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho. Ao lado de representantes da Central de Abastecimento de Pernambuco e de entidades e secretarias municipais e estaduais, compartilharam com representantes do governo rondoniense, estratégias para a execução do projeto. A dupla esteve acompanhada do presidente da ABRACEN, Gustavo Melo, e do presidente da BRASTECE, Valdir de Lemos, e juntos, compartilharam suas respectivas experiências e conquistas na gestão de suas centrais de abastecimento e atividades relacionadas.

Um CEASA no estado de Rondônia permitirá que produtos e produtores tenham maior acesso à importação, além de oferecer uma melhor administração das instalações e distribuição de hortigranjeiros e outros produtos alimentícios, executar os programas da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e otimizar a compra e o transporte de diversos gêneros alimentícios diretamente a varejistas e consumidores. Também faz parte do projeto a implantação de um Banco de Alimentos.

Rondônia conta com aproximadamente 110 mil propriedades rurais, inclusive com agricultura familiar, segundo José Paulo Gonçales, presidente do Seagri. Rondônia abastece o Acre, Peru, Bolívia e Manaus e diante dessa informação tão importante, o presidente da CEAGESP completou: “O CEASA Rondônia será de grande benefício a todos, dentro e fora do país, e incluirá os produtores da agricultura familiar que terão um espaço adequado para sua comercialização.”

O grupo técnico composto por CEAGESP, ABRACEN E BRASTECE apresentou as estruturas e o modelo de gestão das centrais de abastecimento no Brasil, observando a excelente localização da Central em Rondônia. A área destinada para a construção do CEASA localiza-se em frente ao Distrito Industrial, sentido Cuiabá-Porto Velho, à margem da BR-364, há 17 quilômetros da capital e próximo ao Anel Viário, que dá acesso aos portos no Baixo Madeira e à BR-319, com saída à Rio Branco, e foi doado pelas Irmãs Marcelinas, responsáveis pelo Hospital Santa Marcelina.

Também participaram reunião representantes da Seagri, Emater, Ceasa de Pernambuco, Embrapa, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Sindicato do Comércio Atacadista de Rondônia (Singaro), Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), Idaron (Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril), Superintendência Estadual de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat) e Departamento de Estradas e Rodagens (DER).

O projeto segue em fase de definição da equipe de trabalho e formato de constituição, estudo de mercado, fonte de recursos, licitação e implantação e desde já, a CEAGESP reafirma o compromisso de ajudar no que for preciso para que mais uma central de abastecimento seja implantada em nosso país.

 




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2019 o Mês de:

Veja também o Ano de: