Siga:

5/8/201908:03:57

CEAGESP participa de reunião da Abracen em MG


O diretor presidente da CEAGESP, Johnni Hunter Nogueira, esteve representando a CEAGESP no Encontro Nacional da Abracen (Associação Brasileira de Centrais de Abastecimento) realizado nos dias 1 e 2 de agosto em Belo Horizonte e Contagem (MG). Ele foi acompanhado da coordenadora de Comunicação e Marketing da Companhia, Luciana Casa, e Marisa Hiroko Tanaka, da Coordenadoria de Governança Corporativa, e ficou responsável em presidir o encontro, devido à ausência do atual presidente da entidade, Gustavo Melo, do Ceasa-PE.
O primeiro dia do evento ocorreu na parte da manhã com uma série de palestras, a primeira proferida pela psicóloga e presidente do Conselho de Administração da empresa de transporte e logística Transpes, Tarsia Gonzalez, que falou sobre mentoria para executivos. Em seguida, foi a vez da advogada Andréia Oliveira, com o tema “O poder da ação”. Depois aconteceu a palestra do presidente do Grupo Super Nosso, Euler Fuad Nejm, autor do livro “A escada e a porta”.
Na parte da tarde, seguiram palestras do assessor da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Aníbal Teixeira, que dirigiu o painel com o tema “Rastreabilidade de Alimentos Vegetais Frescos e Padronização de Peso Líquido Mínimo”, em que houve a participação dos auditores fiscais federais agropecuários do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Fátima Parizzi e Yoshio Fugita, e Noé Xavier, presidente da ACCeasa (Associação dos Comerciantes da Ceasa).
Após o painel, ocorreram mais apresentações. Entre elas, a do doutor em economia e consultora da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), Altivo Almeida Cunha, que falou sobre “Perspectivas das Centrais de Abastecimento no Brasil”. Em sua palestra, ele destacou o papel dos entrepostos de alimentos no momento em que o mundo se torna cada vez mais urbano, e o grande desafio é fazer alimentos saudáveis chegarem de forma acessível à mesa de milhares de pessoas com condições econômicas, necessidades e preferências distintas.
“Na minha opinião, em um mundo sem fronteiras, criar condições para que os agricultores da região abasteçam as cidades é o melhor caminho para que a alimentação saudável seja a fonte do desenvolvimento sustentável”, disse o economista. Segundo ele, os mercados atacadistas do Brasil e da América Latina devem pensar em infraestrutura, serviços e gestão para se gerar impactos positivos no entorno urbano, desenvolvimento regional e segurança alimentar pelo favorecimento da qualidade dos produtos, promoção dos agentes produtivos e promoção de transações positivas e competitivas.
Os presentes também puderam ouvir uma apresentação sobre o desenvolvimento da agricultura brasileira, proferida pelo ex-ministro da Agricultura do Brasil de 1974 a 1979, Alysson Paulinelli, em que ele afirmou o futuro do Brasil como polo gerador de alimentos para o mundo. “Nossa terra é muito fértil, e aqui podemos plantar de tudo que teremos sucesso”, disse
No dia seguinte, aconteceu na parte da manhã uma visita técnica ao Entreposto de Contagem da Ceasa Minas e ao Prodal Banco de Alimentos. A visita foi seguida de apresentações sobre o Prodal Banco de Alimentos, do Ceasa Minas, feita pelo presidente do Ceasa Minas, Ricardo Carnaval, e sobre inserção digital com Marcelo Gomes, da Yes Tecnologies.
Ainda pela manhã aconteceu a reunião conjunta dos representantes da Abracen e da Brastece (Confederação Brasileira das Associações e Sindicatos de Comerciantes em Entrepostos de Abastecimento), com apresentação da Ceasa-PI. Na ocasião, a Brastece apresentou algumas propostas e reivindicações por meio de um ofício, o qual foi encaminhado ao presidente da Abracen, Gustavo Melo. O evento foi encerrado com visitas ao Mercado Distrital do Cruzeiro e ao Mercado Central de Belo Horizonte.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2019 o Mês de:

Veja também o Ano de: