Siga:

8/11/201811:03:12

CEAGESP participa de Seminário Internacional sobre esquema de frutas e hortaliças


Aconteceu nos dias 6 e 7 deste mês, o Seminário Internacional Brasil OCDE com o tema “Esquema de frutas e hortaliças da OCDE, perspectivas e oportunidades para o comércio internacional”.

O primeiro dia do evento foi realizado no Anfiteatro GS1 Brasil, no bairro de Pinheiros em São Paulo e contou com a parceria da CEAGESP.

Foram abordados dentre inúmeros temas, as ações do Brasil sob o esquema de frutas e hortaliças da OCDE e o histórico do processo de adesão do Brasil à OCDE: objetivos, motivação, planejamento e perspectivas para o setor de frutas e hortaliças, observadas a legislação da União Europeia e do Brasil para estes produtos.

Estiveram presentes diversos representantes dos setores público e privado, do Brasil e de outros países como Bélgica, França, Espanha e África do Sul, que durante todo o encontro participaram de painéis e mesa redonda, colaborando com importantes informações.

Após exibição do vídeo institucional, o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal – DIPOV/SAD/MAPA – Fábio Florêncio Fernandes, discursou sobre a importância da inserção do Brasil nas ações e diretrizes da OCDE.

A CEO do GS1 Brasil, Virginia Villaescusa Vaamonde, ressaltou sobre a importância de conhecer sobre a origem dos alimentos que chega na mesa da população, discorrendo sobre as ferramentas disponibilizadas pela GS1.

A representante da OCDE, Dra. Marie Russel, explicou sobre a aplicação dos princípios e normas do OCDE enfatizando o papel do Brasil na diversificação do comércio internacional de frutas e hortaliças.

O primeiro painel do dia teve como tema: “Ações do Brasil sob o Esquema de frutas e hortaliças da OCDE”. A primeira a expor foi a Coordenadora Geral de Qualidade Vegetal – CGQV/DIPOV/SAD/MAPA, Fátima Chieppe Parizzi, que apresentou um breve histórico do processo de adesão do Brasil, o qual se iniciou em 2015 e foi finalizado em 2018.

O status do Brasil como membro do esquema de frutas e hortaliças viabilizará a adoção dos procedimentos de certificação preconizados pela OCDE, favorecendo, de maneira adicional, o disciplinamento do mercado interno e a abertura de novos mercados aos produtos brasileiros.

Na sequência, o Auditor Fiscal Federal Agropecuário, Coordenação Geral de Qualidade Vegetal – CGQV/DIPOV/SDA/MAPA – André Bispo Oliveira, complementou o discurso de Fátima ressaltando que além da padronização da qualidade, o esquema valoriza o produtor rural e o próprio produto.

A OCDE congrega com 28 países e apesar do Brasil ainda não ser um país membro, pode fazer parte de projetos individuais, como por exemplo, do esquema de frutas e hortaliças.

A Coordenadora de Regulamentação de Produtos Vegetais -CGQV/DIPOV/SDA/MAPA – Karina Fontes Coelho Leandro, apresentou uma breve abordagem da legislação brasileira para frutas e hortaliças, enfatizando o grande desafio a ser vencido, diante das peculiaridades inerentes a esse grupo de produtos.

Guy Lambrechts, especialista sênior em Mercado e Cadeia de Abastecimento Agroalimentar do Ministério da Agricultura em Flandres, na Bélgica, compartilhou sobre os procedimentos de importação e exportação de frutas e hortaliças frescas na União Europeia, ressaltando que o processo de importação de países membros do esquema de frutas e hortaliças OCDE é mais ágil e envolve menores custos de inspeção.

No segundo dia, os participantes estiveram na CEAGESP, a maior central de abastecimento da América Latina, divididos entre palestras e visitas aos pavilhões e foram recebidos pelo diretor presidente da Companhia, Johnni Hunter Nogueira, e pelo diretor técnico-operacional, Luiz Concilius Ramos Gonçalves.

Concomitantemente, os auditores fiscais do MAPA realizaram uma reunião técnica para discussão dos procedimentos de inspeção de frutas e hortaliças, os quais foram complementares com a realização de um treinamento prático de verificação da qualidade de mamão, melão, melancia e ameixa.

O evento foi encerrado no final do dia com um café da tarde com a presença da diretoria da CEAGESP.

A programação completa do evento e diversos materiais apresentados estão disponíveis para download aqui.

 

Sobre a OCDE

A OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – é um fórum singular onde os governos trabalham juntos para lidar com as questões econômicas, sociais e o ambiente desafiador da globalização.

Saiba mais sobre a Organização aqui.

 

Sobre o esquema de frutas e hortaliças frescas da OCDE

Reconhecido internacionalmente, o esquema de frutas e hortaliças da OCDE facilita o comércio internacional desses produtos através da harmonização para a implementação e interpretação das normas internacionais de comercialização.

Saiba mais sobre o esquema aqui.

 




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2018 o Mês de:

Veja também o Ano de: