Siga:

28/7/201707:03:42

CEAGESP realiza SIPAT 2017, confira os destaque as semana


Com quatro dias de duração, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) realizou no Entreposto Terminal São Paulo a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) 2017, uma iniciativa organizada pelo Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

O evento aconteceu no Auditório Nelson Loda e contou com a presença de funcionários e colaboradores que receberam palestras relacionadas ao melhor desempenho e cuidados com a saúde no ambiente de trabalho, além de consultoria diária da Mary-Kay, empresa de cosméticos, medição de pressão pelo Dr. Moacyr, da Seção de Segurança e Medicina do Trabalho, e puderam levar uma caricatura feita na hora por Bertoldo Borges, funcionário da Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira.

A ação anual começou abordando sintomas, prevenção, consequências e tratamentos de doenças como diabetes, hipertensão e colesterol. O tema foi ministrado pela Drogasil, empresa presente em edições anteriores da iniciativa, que também cedeu brindes para serem sorteados entre os que estiveram presentes.

Já na terça-feira foi dia de saber sobre os benefícios do exercício físico para o corpo e sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

A doutora Suleima Vecchi, especialista em ortopedia, traumatologia e acupuntura, destacou que a falta de movimentação e o uso frequente de mochilas e bolsas pesadas podem causar danos a postura e a coluna, para evitar os males é preciso incluir práticas físicas diárias.

Já Regiane Macedo, enfermeira da Notredame, falou sobre sintomas e prevenção de DSTs para conscientização dos funcionários e colaboradores do Entreposto. Ela ressaltou que o diagnóstico precoce é essencial garantir a qualidade de vida e para isso é preciso estar atento aos sinais do corpo.

Como o auditório lotado, na quarta-feira foi dia de saber mais sobre saúde mental na SIPAT. As palestras do dia incluíram uma dinâmica entre os participantes, orientação sobre administrar emoções e resolução de conflitos, causas, sintomas e tratamentos da depressão, doença considerada o “mal do século” pela Organização Mundial da Saúde.

No último dia de SIPAT a percepção de riscos e a identificação e manuseio de pragas urbanas ganharam destaque. Também houve duas palestras: a primeira sobre percepção de riscos em empresas e ambientes domésticos.

Os riscos envolvem eletricidade, ambientes não adaptados para pessoas com locomoção reduzida e afogamentos. A empresa responsável pelo debate trouxe cases reais de periculosidade e destacou que o fundamental para combater o risco é a identificação e reconhecimento do perigo.

Os tópicos também são fundamentais para o combate de pragas urbanas: pombas, baratas, ratos e escorpiões. Os participantes do dia foram orientados sobre manuseios e extermínios dos bichos que causam danos à saúde pública. Além dos riscos biológicos e químicos, prevê-se grande impacto financeiro na indústria de alimentos por essas pragas.

Ao final foi realizado o último sorteio que contou com utensílios domésticos e uma bicicleta e, como nos demais dias, foi servido café especial preparado pelo Banco CEAGESP de Alimentos para os presentes.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2017 o Mês de:

Veja também o Ano de: