Siga:

14/6/201606:04:39

Chamado de “fruta dos anjos”, mamão traz inúmeros benefícios à saúde


Brasil é o maior produtor mundial da fruta. ES é o principal abastecedor no ETSP

Nativo da América Central, o mamão formosa é uma fruta que foi muito apreciada pelos índios latino-americanos, e que encantou os colonizadores europeus que aqui chegaram. Tal reputação fez com que o mamão ganhasse o nome de “fruta dos anjos”, apelido dado pelo navegador português Cristóvão Colombo.

Cultivos de mamão formosa são encontrados entre o sul do México e o noroeste da América do Sul onde há uma grande diversidade genética da espécie. No Brasil, passou a ser conhecido no início do século 17.

Rico em suas propriedades nutricionais, o mamão formosa é muito utilizado para cuidados com a saúde, de regulação do intestino à prevenção de cânceres. Essa multifuncionalidade se dá pela grande quantidade de fibras e substâncias antioxidantes que agem contra os radicais livres.

Produto da terceira semana de junho indicado pela Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES) da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), o mamão formosa, que apresenta boa oferta durante o ano todo, sofreu após longa estiagem que afetou o estado do Espírito Santo, maior produtor nacional da fruta. Passado período complicado, a demanda se normalizou e os preços retornaram aos patamares habituais pagos pelos consumidores.

Em 2015, o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) comercializou 53.804 toneladas da fruta. Deste volume, a cidade de Pinheiros, no Espírito Santo, foi a grande responsável pelo abastecimento nos galpões da Companhia. As também capixabas Pedro Canário, Montanha e São Mateus completam as lista junto com os município de Baraúna, no Rio Grande do Norte, Sítio do Mato, Prado, São Félix do Coribe, da Bahia, e dos municípios mineiros Jaiba e Capitão Eneas.

O preço do mamão formosa vendido no ETSP varia entre R$ 1,50 e R$ 2,50, sendo o valor de acordo com o tamanho e qualidade do produto. Mundialmente, os maiores produtores desse mamão são Brasil, Nigéria, Índia, México, Indonésia, Etiópia, Congo, Peru, China e Colômbia.

Consumido preferencialmente ao natural e em sua forma mais doce (quando está bem maduro), na culinária brasileira o mamão formosa é usado para o preparo de sobremesas e saladas. Mas é para uma receita doce que a equipe de nutrição do Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) indica a fruta. Porém, utilizando como ingrediente principal a casca.

A receita da geleia de casca de mamão formosa você pode conferir no nosso blog, assim como a lista completa da dica de produtos da semana. Visite também nosso site e nossa página no facebook.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2016 o Mês de:

Veja também o Ano de: