Siga:

11/8/201608:08:46

Chicória é mais do que seu sabor amargo: é vitaminado e pouco calórico


O produto indicado da semana é a chicória, uma herbácea originária da Europa, onde é muito apreciada justamente pelo seu sabor um pouco amargo das folhas, e pelo café que é obtido por meio da torrefação de suas raízes. Lá fora, esta bebida é conhecida pelo nome em inglês – chicory coffee.

Possui pouquíssimas calorias – apenas 23 calorias a cada porção de 100 g, e é rica em vitaminas A, B6 e C, além de oferecer fibras, proteínas, carboidratos, potássio, cálcio, ferro e magnésio.

Em muitos países, essa herbácea é amplamente conhecida por suas propriedades medicinais, sendo muito utilizada para tratar dores musculares, reduzir o colesterol ruim do organismo, aumentar a imunidade do organismo, além de combater o estresse e ansiedade.

Apesar de ser mais consumida no Brasil em saladas cruas, em outros países a chicória entra como ingrediente no preparo de pratos tanto frios como quentes, como sopas, tortas e assados.

Na China, por exemplo, a chicória é refogada com lascas de carne bovina, sendo muito conhecida por suas propriedades no trato intestinal. Esta semana, trazemos uma receita de chicória refogada que é um verdadeiro coringa na cozinha.

Encontrada com boa oferta no ano todo, a chicória que entra na CEAGESP vem principalmente das cidades paulistas de Mogi das Cruzes, Guarulhos, Biritiba Mirim, Cotia, Piedade, Santa Isabel e Arujá.

Em 2015, deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo aproximadamente 309 toneladas dessa herbácea, que estava sendo comercializada em 8 de agosto ao preço médio no atacado de R$ 1,13 a unidade.

Mas não é somente a acelga que está com o preço em conta essa semana. Confira nas nossas redes sociais (blog e facebook) e no nosso portal (Dicas da Semana) a lista completa de todos esses produtos.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2016 o Mês de:

Veja também o Ano de: