Siga:

21/6/201606:03:13

Chuvas fora de época e frio intenso prejudicam a produção de hortaliças


Prévia do Índice CEAGESP indica alta de 9,65% nas verduras. No quadro geral, queda de 3,53%

A prévia de índice CEAGESP, considerando o período de 01 a 20 de junho mostra ligeira redução de 0,45% nos preços dos legumes e elevação de 9,65% nos valores praticados das verduras. As frutas registram queda de 7,1% fazendo com que, no geral, o indicador registre queda de 3,53%.

As quedas acentuadas de preços de legumes e verduras, previstas para o mês de junho não se confirmaram. Chuvas ininterruptas no final de maio e início de junho prejudicaram a produção. O frio intenso com, inclusive, incidência de geadas nas principais regiões produtoras do sul e sudeste agravaram ainda mais a situação.

Desta forma, mesmo com a retração natural do consumo nesta época, as condições climáticas adversas causaram diminuição do volume ofertado, perda de qualidade e a majoração dos preços praticados, principalmente dos produtos mais sensíveis.

Frutas – Principais quedas: mamão papaya (-50%), limão taiti (-43,5%), mamão formosa (-31,2%), manga tommy (-30,8%), banana prata (-28,2%), uva itália (-23%) e goiaba (-20%).

Legumes e verduras – Principais altas: Abobrinha italiana (78%), alface (77%), pimentão vermelho (55%), rabanete (46%), pepino japonês (45%), abobrinha brasileira (40,9%), escarola (36,75) e espinafre (27,5%).

Opções de compra: Mesmo com alguns produtos em alta, existem opções de hortaliças com boa qualidade e preços satisfatórios, como abóboras moranga e japonesa, beterraba, cenoura, mandioca, gengibre, inhame, pimentão verde, cebola, salsão, cebolinha, milho verde, canjica, entre outros.

Além dos frutos destacados acima, são ótimas opções de compra as tangerinas cravo e ponkam, melão, melancia, abacate, laranja pera, coco verde, jaca e carambola.

Confira os preços no site ceagesp.gov.br




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2016 o Mês de:

Veja também o Ano de: