Siga:

8/8/201808:10:06

Conheça 7 benefícios de se incluir banana em sua dieta


Banana é o tipo de fruta que infelizmente não é muito valorizada por muitos consumidores, por inúmeros motivos, que podem ir desde o seu sabor até o seu aspecto. Da mesma forma, é uma iguaria da natureza adorada por muitos, até pelas mesmas razões de quem não a aprecia muito. Contudo, se este último grupo de pessoas soubesse o quanto de benefícios a banana traz para a saúde do nosso organismo, com certeza mudariam de ideia muito rapidamente.

Motivos para isso é que não faltam! Além de ser excelente fonte de energia (99 Kcal/100 gr), vitaminas (Vitamina A, C, e B), e minerais como ferro, magnésio, potássio, manganês, zinco e fluoreto, a banana é uma fruta com preço muito acessível, é facílima de ser descascada e pode ser consumida de tudo quanto é jeito, desde ao natural como ingrediente de pratos requintados, sem perder muito das suas propriedades nutricionais. Veja quais são os benefícios de se incluir a banana em nossa dieta:

  • Reduz a pressão arterial pela presença de potássio, que também combate câimbras.
  • Contribui para uma boa digestão devido à presença de fibras
  • Fortalece os ossos por conta dos frutooligossacarídeos, que ajudam na absorção de nutrientes essenciais como cálcio e magnésio
  • Contém alfa e beta-caroteno e vitamina A, que ajuda na proteção da retina do olho e previne a degeneração macular
  • Combate a anemia pela presença de ferro, que auxilia na produção de hemoglobina
  • A presença do aminoácido chamado triptofano, responsável pela produção de serotonina — o famoso “hormônio da felicidade”, junto com a endorfina, ocitocina e a dopamina, contribui para o bom humor
  • Combate náuseas e ajuda quem está tentando largar o vício do cigarro.

Variedade também é com ela mesma: existem mais de 1.000 tipos de bananas, que são subdivididos em 50 grupos de variedades. No Brasil, as mais produzidas e comercializadas são a banana nanica (também chamada de banana d`água), a banana da terra, a banana prata, a banana maçã e a banana ouro.

Entre elas, destacamos a banana prata, que tem a vantagem de ser uma das mais duráveis, podendo ser consumida até quatro dias depois de amadurecer. Não é das mais calóricas, são 89 calorias a cada 100 gramas, tem polpa consistente e pouco doce. É a mais indicada para fritar e para fazer bananada.

Em 2017, deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo cerca de 19.158 toneladas do produto, provenientes principalmente das cidades de Jaiba (MG), Verdelândia (MG), Janaúba (MG), Eldorado (SP), Registro (SP), Linhares (ES) e Matias Cardoso (MG). No dia 7/8, a fruta estava sendo comercializada a um preço médio de R$ 1,98/kg no ETSP.

Confira outras ofertas e dicas da semana nas mídias sociais (Facebook, blog e Instagram) da Companhia.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2018 o Mês de:

Veja também o Ano de:




Pular para a barra de ferramentas