Siga:

4/10/201610:01:58

Conheça a história do mamão papaia e seus benefícios


O mamão é uma das frutas mais benéficas da natureza: é rico em vitaminas, possui fibras que ajudam no trato intestinal, faz bem para a pele, combate o colesterol ruim, evita calvície e de quebra ainda alivia os sintomas da sinusite. Diferente do mamão formosa, que pode atingir até 30 cm de comprimento e até 3,5 kg, o mamão papaia não passa dos 18 cm e seu peso não chega a 1kg. Enquanto o Brasil é o segundo maior produtor mundial de mamão formosa, os Estados Unidos, México e Porto Rico são os maiores produtores comerciais de mamão papaia do mundo.

O mais incrível é a história de como o mamão papaia chegou ao Brasil. Diz a lenda que um missionário japonês que morava no Pará foi até o Havaí (EUA) para uma missão religiosa, e lá teve contato com um mamão de formato menor e mais doce do que os que ele conhecia em terras brasileiras. Ele gostou tanto da fruta, que trouxe umas sementes no bolso para distribuir para alguns amigos agricultores no Pará. A planta se desenvolveu, ultrapassou fronteiras e dali se espalhou para outros estados do Norte e do Nordeste.

Na CEAGESP, as primeiras frutas vinham com o nome de mamão da Amazônia, depois como mamão do Pará, e hoje ela é conhecida como mamão havaí ou papaia. Aliás, seu nome científico é Carica papaya, e foi daí que ele foi batizado pelo mercado e consumidores. Hoje, os maiores estados produtores desta variedade de mamão são a Bahia e o Espírito Santo. Existem diversas variedades de mamão e as mais conhecidas no Brasil são: mamão papaia, mamão formosa, mamão-da-baía, mamão-macho e mamão-da-índia.

Os meses mais fortes de colheita do mamão papaia vão de setembro a fevereiro. Em 2015, deram entrada na CEAGESP cerca de 95 mil toneladas da fruta, provenientes principalmente dos estados baianos de Prado, Itabela, Mucuri, Porto Seguro, Alcobaça e Lajedão, e da cidade capixaba de Linhares. No dia 3/10, o produto no atacado estava sendo comercializado a um preço médio de R$1,77/kg.

A melhor forma de se consumi-la é ao natural, para manter suas propriedades nutricionais, mas ela vai bem em outros preparos de pratos doces, sucos e geleias, como na receita de mousse indicada pela equipe de nutrição do Banco CEAGESP de Alimentos.

Mas não é somente o mamão papaia que está com o preço em conta essa semana. Confira nas nossas redes sociais (blog e facebook) e no nosso portal (Dicas da Semana) a lista completa de todos esses produtos.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2016 o Mês de:

Veja também o Ano de: