Siga:

19/8/202008:08:33

Conheça a vagem macarrão, o produto destaque da semana (19/8)


A vagem macarrão é um das cinco variedades dessa leguminosa que podem ser encontradas à venda na CEAGESP. Segundo classificação dada pela Seção de Controle de Qualidade Hortifrutigranjeira (SCQH) da Companhia, podemos dividir em vagem de metro, manteiga, macarrão, favorita e holandesa, cada qual com características bem distintas entre si, como comprimento, formato do arco, variações de cor e presença de fio ao longo do corpo. Que fio é esse? É aquele fiapo comprido que você já deve ter visto sua mãe ou avó tirar da vagem a partir de uma das pontas, lembra? Pois é, desses tipos todos, a única que tem esse fio é a vagem manteiga, de quem falaremos em outra oportunidade.

Queremos falar agora é da vagem macarrão, que tem em média entre 12 a 15 cm de comprimento, é semi arqueada e tem coloração verde clara. É o tipo mais comumente encontrado em feiras e mercados, e é muito utilizado na cozinha para incrementar saladas, sopas e tortas, ou servidas como acompanhamento de carnes. Essa variedade pode ser encontrada de março a dezembro, com mais intensidade entre agosto e novembro, quando o preço de mercado está bem melhor. Quanto mais novas as vagens, mais tenras e crocantes costumam ser, além de menos fibrosas. A melhor maneira de preparar vagens é cozinhá-las no vapor, e depois cortar na diagonal para ser servida em saladas com azeite, vinagre, sal e pimenta do reino, bem simples e deliciosa.

A vagem é indicada para quem faz dieta de restrição calórica por conter apenas 31 kcal a cada 100 gramas do produto, além de trazer fibras que ajudam na digestão. Possui ainda minerais como o cálcio e fósforo, que ajudam na formação dos ossos e dentes e evitam a fadiga mental, o ferro, que ajuda na formação do sangue, além de vitamina A, que contribui para a saúde dos olhos e vitaminas do complexo B em menor quantidade. Também favorece quem consume muita carne e a açúcar, porque as fibras presentes ajudam a limpar o organismo desses produtos se consumidos em excesso.

Com boa oferta no ano todo, em 2019, deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) 13.713 toneladas de vagem macarrão, provenientes principalmente de Pedra Bela/SP (4.763 toneladas), Itatiba/SP (1.609 tonelada), Jarinu/SP (1.086 tonelada), Munhoz/MG (973 kg), Apiaí/SP (770 kg) e Bragança Paulista/SP (598 kg). No dia 17/8, a fruta estava sendo comercializada em média no atacado por R$3,31/kg.

Para saber quem comercializa vagem macarrão no Entreposto Terminal São Paulo, acesse o nosso Guia CEAGESP no nosso portal: https://ceagesp.gov.br/guia-ceagesp

Confira outras ofertas e dicas da semana nas mídias sociais (Facebook, blog e Instagram) da Companhia.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2020 o Mês de:

Veja também o Ano de: