Siga:

26/11/201911:02:53

Conheça curiosidades e benefícios da cebola, o produto destaque da semana


Amada por uns e odiada por outros, a cebola, o nosso produto destaque da semana, é um alimento muito popular que traz vários benefícios para a saúde.

Membro da família das aliáceas, assim como o alho e o alho-poró, é uma hortaliça de origem asiática muito consumida em todo o mundo, que desembarcou em terras brasileiras por meio dos colonizadores portugueses. De sabor forte, é ideal para cozinhar, pois agrega mais sabor a outros alimentos.

Embora possua baixa quantidade de vitaminas e sais minerais como o ferro e o cálcio, a cebola é rica em flavonóides, que faz dela um alimento com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes e muito importante no combate a gripes e resfriados, infecções, enfermidades do estômago, e também muito eficaz na limpeza das vias respiratórias.

Outros benefícios da cebola para a saúde são, entre outros:

  • Auxilia na prevenção contra o câncer;
  • Aumenta o bom colesterol;
  • Impede as infecções de pele;
  • Estabiliza os níveis de glicose no sangue.

Na hora da compra, é aconselhável optar pelas que estejam firmes, com a casca seca e quebradiça, sem partes amolecidas, com mofo ou com brotos verdes na ponta, pois indicam que já estão passadas. Seu aroma deve ser suave; odor muito forte é sinal de apodrecimento.

Lágrimas aceboladas

Quem nunca chorou ao cortar cebola? Choramos por causa dos gases liberados na hora em que alguém passa a faca no vegetal. Ao entrar em contato com a água dos olhos, eles reagem e formam um ácido que irrita o globo ocular, que para se livrar do incômodo, se defende produzindo muitas lágrimas. Uma dica encontrada na internet para evitar a choradeira é deixar a cebola com água gelada por meia hora antes de picá-las, e se conseguir cortá-las dentro da tigela com água, melhor. Não custa nada tentar, né?

Boa oferta o ano todo

Em 2018, o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) registrou a entrada de 79.087 toneladas de cebolas, vindas principalmente das cidades de Aurora (SC), Piedade (SP), Cristalina (GO), Ituporanga (SC), Monte Alto (SP) e Alfredo Wagner. Com boa oferta o ano todo, o preço médio praticado na semana de 26 de novembro é de R$1,82.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2019 o Mês de:

Veja também o Ano de: