Siga:

15/10/201910:10:40

Conheça os benefícios da beterraba, o produto da semana (15/10)


Fortalece o coração, aumenta a circulação sanguínea, purifica o sangue, e quando consumida com cenoura, ajuda a regular os hormônios. Estamos falando da beterraba, esse legume primo do nabo e da acelga que ainda tem poder de neutralizar os ácidos que são prejudiciais ao organismo, é rica em ferro e cobre e auxilia na formação de glóbulos vermelhos e na produção de plaquetas, e promove o fortalecimento muscular devido à sua alta concentração de potássio e manganês, e de quebra fortalece tendões e tem ação anti-inflamatória.

Dá para se aproveitar tudo da beterraba: as folhas verde escuro são ricas em cálcio, ferro e vitaminas A e C. Para cozinhar, prepare como se fosse espinafre, ou seja, pode ser comida tanto crua em saladas, como refogada ou no preparo de sopas e caldos. A raiz, roxa e doce, é uma excelente fonte de ácido fólico, fibras, manganês e potássio.

Aliás, desde o século 12 ela foi usada na Europa, Estados Unidos e Ásia para se obter açúcar, visto que o acesso à cana de açúcar era muito restrito na época. Mesmo assim, é pouca calórica: uma xícara possui apenas 50 calorias. Por isso, também ajuda a quem está de dieta para perder peso, pois causa sensação de saciedade e mata aquela vontade de comer doce.

Conhecida por suas propriedades medicinais desde antigamente, os cientistas já descobriram que pigmento que dá a cor vermelha arroxeada da beterraba provém da substância chamada betacianina, um poderoso antioxidante que pode combater o surgimento de alguns tipos de câncer.

Suas fibras também colaboram para o bom funcionamento do intestino devido à presença de glutamina, um aminoácido essencial para a saúde do trato intestinal, o que pode prevenir a constipação e ajudar a reduzir os níveis de colesterol.

O melhor é consumi-la crua, ralada como salada, ou cozida na água ou no vapor. Se for colocar em água, pingue algumas gotas de suco de limão na água para evitar a perda de nutrientes, e sempre com uns 5 cm do talo – isso irá mantê-la firme depois de cozida. Quando for comprar, escolha as que não apresentam machucados ou manchas na casca, e prefira as que trazem as folhas sem cortar para aproveitá-la ao máximo.

Com boa oferta o ano todo, em 2018 o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) recebeu cerca de 23.716 toneladas de beterraba, provenientes principalmente das cidades paulistas de Piedade, São José do Rio Pardo, Pilar do Sul, Itobi e Tapiraí. No dia 14/10, o produto estava sendo comercializado no atacado do ETSP ao preço médio de R$ 0,94/kg (tipo médio).

Para saber quem comercializa beterraba no Entreposto Terminal São Paulo, acesse o nosso Guia CEAGESP no nosso portal: http://www.ceagesp.gov.br/guia-ceagesp.

Confira outras ofertas e dicas da semana nas mídias sociais (Facebook, blog, Twitter e Instagram) da Companhia




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2019 o Mês de:

Veja também o Ano de: