Siga:

2/10/201810:09:04

Conheça os benefícios da cebola, o produto da semana (2/10)


A cebola é um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo. O consumo per capita no mundo em 2013 foi de 10,8 kg/pessoa, sendo que a cultura da cebola está presente em quase todos os países. O mais interessante é que quase 90% de tudo que é produzido é consumido no mercado interno, o que não torna a cebola um item dos mais exportados ao redor do planeta.

O seu começo, entretanto, não foi assim. Originária da Ásia, a cebola percorreu um longo caminho até chegar à Europa e à África, passando pela China e pela antiga Pérsia (Atual Irã). No Brasil, essa prima do alho foi introduzida pelos colonizadores portugueses, e hoje ela é cultivada em quase todo o país (exceto na região amazônica), sendo que Santa Catarina é o estado campeão em produtividade desse bulbo aromático.

Além de suas propriedades culinárias, a cebola é conhecida por ajudar no tratamento contra o câncer, prevenção de doenças cardíacas, prevenção de artrite, asma, diabetes e distúrbios neurodegenerativos. Possui pelo menos 25 flavonóis diferentes como a queracetina, considerada um fitonutriente anti-histamínico, que é frequentemente encontrado em produtos de alergia, porque pode reduzir os efeitos das histaminas no sistema imunológico.

Cada 100 gramas do produto trazem apenas 64 kcal, além de cálcio (bom para a saúde dos ossos), vitamina A (a melhora na visão, auxílio no crescimento, contribuição na formação dos dentes, na formação de colágeno, além de ser necessária para a renovação celular) e vitamina E (possui ação antioxidante, propriedades anti-inflamatórias, além de contribuir para o controle do colesterol ruim e melhorar a fertilidade).

A cebola ainda é fonte de vitaminas e minerais como Vitamina C (antioxidante que ajuda na função imunológica e na manutenção da pele e do cabelo); vitaminas do complexo B ou Folato-B9 (vitamina do complexo B solúvel em água essencial para o crescimento e metabolismo celular, sendo especialmente importante para mulheres grávidas); B6 (importante para a formação de glóbulos vermelhos) e potássio (mineral essencial que controla a pressão arterial e é contribui para a saúde do coração).

Em 2017, deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) cerca de 84.448 toneladas de cebola, provenientes principalmente das cidades de Cristalina (GO), Piedade (SP), Aurora (SC), Alfredo Wagner (SC), Monte Alto (SP) e Ituporanga (SC). Com boa oferta o ano todo, o preço médio no atacado praticado no dia 1/10 foi de R$ 1,10/maço.

Confira outras ofertas e dicas da semana nas mídias sociais (Facebook, blog e Instagram) da Companhia.

 




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2018 o Mês de:

Veja também o Ano de: