Siga:

21/5/201905:11:06

Conheça os benefícios da poncan, a tangerina que veio do Japão (21/5)


Já andou pela feira ou mercado recentemente? Já deu para perceber que é tempo de tangerina poncam, não é? Graúda, de casca grossa, fácil de descascar, com gomos carnudos e doces, essa variedade de tangerina foi introduzida no Brasil pelos imigrantes japoneses há mais de 50 anos, e desde então, vem se tornando uma das frutas cítricas mais consumidas pelos brasileiros. Em nosso país aproximadamente 58% da tangerina comercializada correspondem à Ponkan (Citrus reticulata Blanco), a qual possui maior aceitação pelo consumidor devido à facilidade de descascar, o sabor e o tamanho dos frutos.

Motivos para isso não faltam: é uma rica fonte de vitamina A, vitamina C, vitamina B1 e B2, bioflavonóides (como o nobiletin), folato (semelhante ao ácido fólico) e sais minerais, como o potássio, o cálcio, o fósforo e o magnésio. A vitamina C é essencial para o sistema imunológico pois fortalece as defesas do organismo e age como antioxidante que previne contra o envelhecimento precoce das células, enquanto a vitamina A é indispensável para a saúde dos olhos e da pele e aumenta a resistência às infecções. As vitaminas do complexo B fortificam os nervos, melhoram a saúde da pele, olhos, cabelo, fígado e boca.

Seus benefícios não param por aí: suas fibras contribuem para o bom funcionamento do intestino, além de dar sensação de saciedade, e por isso ajudar aqueles que querem perder peso (boa notícia: 100 gramas trazem apenas 53 calorias). Por isso, consumir seu bagaço é extremamente importante, pois além de contribuir para a saúde intestinal, colabora também no controle da glicose e do colesterol sanguíneo. Alguns estudos mostram que os compostos bioativos (limonoides) presentes nas frutas cítricas ainda reduzem os riscos de cânceres e doenças cardiovasculares.

Na hora de comprar a tangerina poncam, escolha as de cor mais vibrante e as que estejam mais pesadas, pois estas estarão com mais suco. Não lave as tangerinas antes de guardar, pois o contato com a água pode fazer com que haja crescimento de fungos, estragando a fruta. Depois de colhida, ela dura por cerca de uma semana em temperatura ambiente. Para conservá-la por mais tempo, guarde-a na geladeira, de preferência dentro de um saco de papel, pois a fruta precisa respirar.

Encontrada com maior oferta entre os meses de maio a julho, em 2018 deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo cerca de 56.359 toneladas de tangerina poncan, provenientes principalmente Campanha (MG), Pirangi (SP), Limeira (SP), Vista Alegre do Alto (SP) e Jarinú (SP). No dia 20/5, o produto estava sendo comercializado no atacado a um preço médio de R$ 1,92/kg.

Para saber quem comercializa mandioca no Entreposto Terminal São Paulo, acesse o nosso Guia CEAGESP no nosso portal: http://www.ceagesp.gov.br/guia-ceagesp.

Confira outras ofertas e dicas da semana nas mídias sociais (Facebook, blog e Instagram) da Companhia.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2019 o Mês de:

Veja também o Ano de: