Siga:

28/5/201905:10:50

Conheça os benefícios do maracujá azedo, o produto da semana (28/5)


O maracujá amarelo, ou maracujá azedo, é a variedade da espécie Passiflora mais conhecida e consumida pelos brasileiros. Famoso por suas propriedades calmantes, essa fruta originária dos trópicos também é fonte abundante das vitaminas A, C – este, um poderoso antioxidante -e outras do complexo B, que ajudam a manter os níveis de defesa do organismo. Apresenta ainda boa quantidade de sais minerais, entre eles o cálcio, ferro, fósforo e sódio.

Ao colocar o maracujá em sua dieta, a pessoa terá inúmeros benefícios à saúde, como a capacidade de impedir o crescimento de alguns tipos de câncer, estimular a digestão, aumentar a função imunológica, melhorar a visão, auxiliar na saúde da pele, regular o equilíbrio de líquidos no corpo, manter a pressão arterial, aumentar a circulação e melhorar a densidade mineral óssea. Pode ainda ajudar a reduzir sinais de envelhecimento precoce, diminuir inflamações, melhorar o sono e combater sintomas da asma.

O fruto do maracujá pode ser utilizado em sua totalidade. Das suas sementes se extrai um suco rico em propriedades benéficas à saúde, como descrito acima, e que pode ser usado para marinar carnes e peixes, adicionado a molhos e também em saladas e sobremesas.

O que poucos sabem é que sua casca – que normalmente é jogada fora – é uma excelente fonte de fibras, que facilitam a digestão e segundo alguns estudos, ajudam até a emagrecer. Para se fazer uso da fibra da casca em casa, basta lavar bem as cascas, deixar secar ao sol até ficarem desidratadas, e depois bater no mixer ou liquidificador até virar pó. Depois, pode ser usado com bebidas ou misturado na comida.

O maracujá azedo pode ser encontrada mais fortemente entre os meses de março a maio. Em 2018 deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo cerca de 57.694 toneladas do produto, provenientes das cidades de Dom Basílio (BA), Livramento do Brumado (BA), Jacinto Machado (SP), Sâo João do Sul (BA)m Ituaçu (BA) e Sombrio (SC) . No dia 27/5/19, o fruto estava sendo comercializado no atacado a um preço médio de R$ 3,11/kg.

Para saber quem comercializa maracujá azedo no Entreposto Terminal São Paulo, acesse o nosso Guia CEAGESP no nosso portal: https://ceagesp.gov.br/guia-ceagesp.

Confira outras ofertas e dicas da semana nas mídias sociais (Facebook, blog e Instagram) da Companhia.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2019 o Mês de:

Veja também o Ano de: