Siga:

3/9/201909:10:56

Conheça os benefícios do melão amarelo, o produto da semana (3/9)


O melão é originário da África e Ásia, e tem inúmeras variedades, dependendo do país e região onde é produzido. No Brasil, o melão amarelo é o mais comum e o mais consumido, sendo bastante apreciado principalmente no verão, por possuir bastante líquido – o que dá sensação de frescor no calor – ser pouco calórico (100 gramas apresentam apenas 35kcal) e conseguir ser absorvido rapidamente pelo organismo.

Rico em fibras que regulam o bom funcionamento do aparelho digestivo, vitaminas e sais minerais, sua polpa é rica em frutose – o açúcar das frutas – e potássio, que ajuda a regular a pressão arterial. Possui vitaminas A (protege as células e promove seu crescimento). C (poderoso antioxidante) e do complexo B (ajuda a manter o bom funcionamento do corpo como um todo), além de cálcio (ajuda proteger ossos, dentes, cabelo, unhas e pele), bioflavonoides (possuem ação antioxidante e anti-inflamatória) e carotenoides (protegem o coração e previnem o surgimento de alguns tipos de câncer.

Poucos sabem, mas do melão se consegue aproveitar tudo: as sementes torradas podem ser consumidas como tira-gosto, ou lavadas e secas, fazer um excelente chá para regular o funcionamento dos rins. São excelentes fonte de vitamina b12, portanto é bastante indicada pra quem segue uma dieta vegetariana. A casca pode ser usada como adubo natural ou até mesmo para o preparo de geleias, e a sua polpa pode ser usada para preparar sucos, doces, sorvetes, pudins e até mesmo em pratos salgados, como por exemplo quando é servido com fatias de presunto cru.

Seu consumo regular ainda pode ajudar a:

  • Emagrecer: suas fibras dão sensação de saciedade e ajudam no bom funcionamento do intestino.
  • Eliminar toxinas: a presença de ácido fólico estimula a ação diurético e ajuda o organismo a se ver livre de líquidos acumulados.
  • Diminuir os sintomas da TPM e cólicas de menstruação: devido à sua ação anticoagulante, recomenda-se comer um pedaço de melão antes, durante e depois da menstruação.
  • Combater a insônia: tem efeito calmante e por ser rico em água, evita que a pessoa tenha que acordar de madrugada para beber água.
  • Aumentar a saúde da visão: a zeaxantina presente em sua composição é capaz de absorver os raios de luz solares prejudiciais, bloqueando-os e protegendo os olhos dos danos causados por eles.

Com produção mais estável registrada durante os meses de setembro a abril, em 2018 o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) recebeu cerca de 55.491 toneladas de melão amarelo, provenientes principalmente das cidades de Mossoró (RN), Barauna (RN), Apodi (RN), Aracati (CE), Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). No dia 2/9, o produto estava sendo comercializado no atacado do ETSP ao preço médio de R$ 2,34/kg.

Para saber quem comercializa melão amarelo no Entreposto Terminal São Paulo, acesse o nosso Guia CEAGESP no nosso portal: http://www.ceagesp.gov.br/guia-ceagesp.

Confira outras ofertas e dicas da semana nas mídias sociais (Facebook, blog , Twitter e Instagram) da Companhia.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2019 o Mês de:

Veja também o Ano de: