Siga:

11/6/201906:10:14

Conheça os benefícios do milho verde, o produto da semana (11/6)


A cena é muito conhecia por quem anda de metrô, trem ou caminha na calçada próximo a escolas, faculdades e ginásio de esportes: um carrinho com uma panela fumegante, onde espigas de milho verde estão sendo cozidas, espalhando um delicioso aroma pelos arredores, e que fica ainda mais tentador quando o vendedor debulha os grãos cozidos e espalha manteiga por cima, tornando a iguaria quase irresistível ao paladar. Fica melhor ainda quando se mistura no ar o cheiro de pamonha e curau, tudo vendido também lá pelo ambulante.

Quem acaba cedendo à tentação pode comer sem ficar com peso na consciência, porque está ingerindo um dos alimentos mais completos da natureza: o milho verde é rico em antioxidantes, fibras e minerais, e pode ajudar no controle do diabetes, a prevenção de enfermidades referentes ao coração, redução da hipertensão e prevenção de defeitos do tubo neural em recém-nascidos. Além disso, apresenta boas quantidades de proteína, que é essencial para a formação de enzimas, hormônios e anticorpos e é componente básico dos músculos, cabelo, pele, dentes e ossos.

Veja outros benefícios que o consumo de milho pode trazer ao organismo:

  • Previne o surgimento de doenças nos olhos
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Suas fibras ajudam a emagrecer e o intestino a funcionar melhor
  • Reduz os níveis de colesterol e de açúcar no sangue
  • Previne doenças do coração
  • Combate ácido úrico
  • Ajuda no ganho de massa muscular

Cada 100 gramas do produto trazem 100 calorias – o mesmo que uma laranja ou uma maçã – e se consumido com moderação, pode ajudar a emagrecer também. O milho verde pode ser consumido cozido, assado, cru para o preparo de sucos, ou entrar como coadjuvante em receitas doces e salgadas, o que o torna um excelente coringa na cozinha.

Na hora de comprar, escolha as espigas ainda com casca, a qual não deve estar seca nem amarelada. Guarde na geladeira em sacos de papel para que elas possam respirar, de preferência na gaveta de legumes, para evitar o ressecamento. Na hora de cozinhar, evite colocar sal na água, pois isso pode endurecer os grãos. Tempere somente na hora de comer, que ficará mais gostoso.

O milho verde pode ser encontrado praticamente o ano todo, mas os meses mais fortes são entre maio e julho. Em 2018 deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo cerca de 46.843 toneladas do produto, provenientes principalmente das cidades paulistas de Capela do Alto, Casa Branca, São Miguel Arcanjo, Araçoiaba da Serra, Pilar do Sul e Itapetininga. No dia 10/6, estava sendo comercializada no atacado a um preço médio de R$ 1,21/kg.

Para saber quem comercializa milho verde no Entreposto Terminal São Paulo, acesse o nosso Guia CEAGESP no nosso portal: http://www.ceagesp.gov.br/guia-ceagesp.

Confira outras ofertas e dicas da semana nas mídias sociais (Facebook, blog e Instagram) da Companhia.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2019 o Mês de:

Veja também o Ano de: