Siga:

26/8/201508:02:39

Encontro internacional tem mais de 200 inscrições de 20 países


Ainda dá tempo de participar do Congresso da WUWM, que vai debater impactos do clima na agricultura e no abastecimento

encontro_wuwm_texto_novo

O 29º Congresso Anual da União Mundial de Mercados Atacadistas (World Union of Wholesale Markets/WUWM), que será realizado entre os dias 23 e 26 de setembro, conta até o momento com mais de 200 participantes nacionais e estrangeiros. Além do Brasil, haverá delegações de 19 nações: África do Sul, Alemanha, Austrália, Bélgica, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, México, Itália, Polônia, Reino Unido, Sérvia, Turquia e Uruguai.

O encontro, que ocorrerá no município de Campinas, maior polo tecnológico da América Latina, é promovido pela WUWM. A organização está a cargo da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (ABRACEN). A entidade reúne 23 centrais de abastecimento, que são responsáveis pela gestão de 56 entrepostos atacadistas instalados em todo o país.

Nesses espaços atuam produtores rurais, comerciantes atacadistas e varejistas, distribuidores e prestadores de serviços que buscam fornecer alimentos de qualidade à população. Para se ter uma dimensão do setor, esse complexo operacional respondeu, em 2014, pela comercialização de 15,7 milhões de toneladas de produtos frescos, o equivalente a R$ 28,8 bilhões (cerca de US$ 9,6 bilhões).

“Estamos seguros de que esse evento apresentará uma agenda temática de grande interesse para todos os gestores e operadores de mercados atacadistas de alimentos in natura, além de ser uma grande oportunidade para se trocar experiências inovadoras na gestão e nas operações de entrepostos atacadistas”, afirma Mário Maurici, presidente da ABRACEN, que também responde pela direção da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP).

IMPACTOS CLIMÁTICOS – Essa será a segunda vez que o Brasil sedia uma iniciativa internacional desse tipo – a primeira foi em 2006, na cidade de São Paulo. O tema do 29º Congresso, “O meio ambiente e o futuro dos mercados atacadistas”, foi escolhido em virtude dos impactos trazidos na produção de alimentos pelas mudanças climáticas que têm ocorrido no planeta.

No momento, a organização finaliza os últimos detalhes do encontro, como a confirmação da relação dos palestrantes convidados. Na programação haverá uma conferência, intitulada “Novos cenários para o abastecimento alimentar frente às mudanças climáticas”. Estão previstos ainda quatro debates temáticos: “Desafios para modernização e construção de novos mercados atacadistas na América Latina”, “Os mercados atacadistas no século XXI – Maior eficiência e especialização dos serviços”, “Integração dos mercados atacadistas com os segmentos de produção e de varejo” e “Mercados varejistas tradicionais e os novos modelos para distribuição varejista de alimentos – Agregação de valores aos produtos e a influência das campanhas promocionais para aumento do consumo”.

INSCRIÇÕES ABERTAS – Ainda é possível se inscrever no Congresso, que será realizado no Royal Palm Plaza Resort Campinas e tem apoio da CEASA Campinas e patrocínio da Caixa Econômica Federal. Em relação aos participantes brasileiros, a ABRACEN oferece desconto de 50% para operadores de mercados, técnicos, acadêmicos, estudantes ou pessoas cuja atividade tenha alguma relação com o público e o tema do encontro. Para saber mais informações sobre o evento e a respeito das inscrições, basta acessar o site específico do encontro ou contatar o e-mail info@abracen.org.br.

A programação prevê também visitas técnicas à CEASA Campinas, ao Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) da CEAGESP e ao Mercado Municipal de São Paulo, além de uma exposição de produtos tradicionalmente comercializados nos entrepostos atacadistas brasileiros. O 29º Congresso servirá ainda para a realização da reunião anual dos membros, das seções regionais e da direção da WUWM.

SOBRE A WUWM – A União Mundial de Mercados Atacadistas (WUWM) é uma associação sem fins lucrativos que envolve todos os campos e atividades relacionadas à promoção, desenvolvimento e intercâmbio de conhecimentos e informações sobre mercados de alimentos por atacado. A entidade reúne, atualmente, cerca de 200 membros em 45 países.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2015 o Mês de:

Veja também o Ano de: