Siga:

20/5/202005:11:24

ETSP segue provendo o abastecimento para a Grande SP


ABASTECIMENTO NO ETSP

Volume Comercializado: O Entreposto Terminal de São Paulo – ESTP continua operando normalmente e provendo o abastecimento de hortifrutícolas para a grande São Paulo, interior e outros estados.

Nesta quarta-feira, 20 de maio, feriado antecipado na capital, a estimativa é que sejam negociadas cerca de 10.000 a 12.000 toneladas de FLV no maior entreposto da América Latina, ou seja, movimento próximo às médias históricas.

O ETSP movimentou 241.849 toneladas de FLV e pescados em abril. Este volume representa uma retração de 6,2% em relação à média do primeiro trimestre de 2020, que foi 257.741 toneladas. Em relação a abril de 2019, quando foram negociadas 267.601 toneladas, a queda no volume de entrada foi de 9,6%. O primeiro gráfico ilustra a comercialização no primeiro quadrimestre. Cabe ressaltar que, no final de março, quando foram implementadas as principais ações restritivas pelo Governo do estado de São Paulo em razão do avanço da COVID-19, houve antecipação da oferta de produtos pelo receio do fechamento do mercado.

Outro fator que deve ser levado em conta quando analisamos os números da comercialização, é que o mês de abril teve dois feriados e menor número de dias úteis em relação a janeiro e março. Portanto, mesmo com as restrições impostas a bares, restaurantes, escolas, companhias aéreas, distribuidores, entre outros, o abastecimento segue regular no maior entreposto da América Latina, gerando empregos e renda para toda a cadeia de produção e comercialização.

Com exceção do setor de pescados, que registrou elevação do volume comercializado em razão da demanda aquecida pela Semana Santa, os demais setores apresentaram retração. O segundo gráfico ilustra as variações do volume comercializado, por setor, comparando abril ante a média do primeiro trimestre de 2020.

Preços: Não há alterações em relação aos preços praticados. O índice CEAGESP fechou o mês de abril com queda de 1,43%. Verduras e legumes registraram as maiores reduções de preços. No ano, o indicador acumula baixa de 3,37% e, nos últimos 12 meses, recuou 12,15%. O mês de maio tem como principais características as temperaturas mais amenas e pouca incidência de chuvas nas regiões produtoras, que favorecerem à produção agrícola. Assim, a tendência de preços satisfatórios aos consumidores vem se confirmando e deve permanecer nas próximas comercializações.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2020 o Mês de:

Veja também o Ano de: