Siga:

17/5/201605:04:33

Fruta tipicamente brasileira, banana nanica é fonte de nutrientes para o corpo


Em 2015, Vale do Ribeira foi responsável por abastecer armazéns da CEAGESP

E foi como afirmou o compositor Braguinha em sua marchinha de carnaval: “Yes! Nós temos banana”.

Mesmo sendo originária do sudeste asiático e cultivada em praticamente todos os países tropicais do planeta, a banana nanica foi consagrada fruta tipicamente brasileira. E a confirmação da associação da fruta com o Brasil se reafirmou sob a cabeça da cantora Carmen Miranda, interpretando a canção “O que é que a baiana tem?”, no bailado do musical Banana da Terra, filme brasileiro de Braguinha e Mário lago, lançado em 1939.

A banana é a segunda fruta mais produzida no Brasil, atrás da laranja. Essa estatística coloca o país como o terceiro maior produtor mundial de banana, com 6,4 milhões de toneladas, ficando atrás do Equador (7,5 milhões) e da Índia (16 milhões), alimento este que apresenta uma grande variedade em seu tipo. As espécies mais comuns em solo brasileiro são: banana-da-terra, banana ouro, banana prata, banana nanica e banana maçã.

Para esta semana (16/5), a Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES) da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) destacou a banana nanica como dica de compra. O produto tem oferta o ano todo e foi comercializado no atacado do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) sob o valor médio de R$ 1,59.

A maior parte do volume de bananas nanicas que abasteceram os armazéns do ETSP, em 2015 (49.695 toneladas), veio de cidades do Vale do Ribeira, em São Paulo. Destaque para Sete Barras, Eldorado, Miracatu, Jacupiranga e Registro. Jaiba, em Minas Gerais, e Limoeiro do Norte, no Ceará, também contribuíram para o abastecimento.

A banana nanica é conhecida por fornecer energia instantânea. A fruta fornece 90 calorias por 100 gramas do seu consumo. É uma das principais fontes de hidratos de carbono e de açúcar. Sua composição traz muitos nutrientes que contribuem para o desenvolvimento do corpo e a manutenção da saúde.

A maciez e a saborosidade da banana nanica faz com que a fruta seja um bom ingrediente a ser usado em diversos pratos culinários. A equipe de nutricionistas do Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) separou uma receita de doce utilizando as cascas da banana nanica.

Além da banana nanica, outros produtos encontram-se mais barato nesta terceira semana de maio. A lista completa você confere em nossas redes sociais (blog e facebook) e no nosso portal.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2016 o Mês de:

Veja também o Ano de: