Siga:

2/2/201602:10:38

Limão taiti é o produto da semana (2/2)


Resultado do cruzamento de duas outras frutas, ele é comercializado a R$ 1,46 o quilo no Entreposto Terminal São Paulo

A sugestão de compra da Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES) da CEAGESP para essa semana (2/2) é um alimento bem conhecido e com boa oferta durante o ano inteiro.

O limão taiti, cuja origem remonta a mais de 2.500 anos atrás, é encontrado a R$ 1,46 o quilo, no atacado do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP).

Há divergências quanto ao seu surgimento – alguns estudiosos dizem que apareceu na China; outros, na Índia. O fato é que ele foi criado a partir do cruzamento entre a lima e a cidra.

No século XI, a Espanha serviu como porta de entrada do limão, que veio da Palestina. Da Península Ibérica, espalhou-se por toda a Europa e chegou às Américas graças a Cristóvão Colombo, que o trouxe em sua segunda viagem ao continente.

BENEFÍCIOS – Rico em vitaminas A e C, folato, cálcio e potássio, o fruto proporciona vários benefícios à saúde. Entre outros pontos favoráveis, evita inflamações nas articulações. Previne, ainda, a ocorrência de diversos tipos de câncer como o de boca, pele, pulmão, mama, estômago e cólon.

limaoPara se ter ideia do volume comercializado no ETSP, em 2015 deram entrada na central de abastecimento cerca de 98 mil toneladas de limão taiti, provenientes das cidades paulistas de Itajobi, Paranapuã, Vista Alegre do Alto, Monte Alto, Cândido Rodrigues, Pirangi e Pindorama.

CONSERVAÇÃO – Sob temperatura ambiente, a fruta dura de uma a duas semanas. Se for refrigerada, é preciso embalar corretamente dentro de um saco plástico fechado. Com isso, permanecerá boa para consumo por até seis semanas.

Ótimo para temperar saladas e peixes, além de ser refrescante como suco in natura, pode ser degustado de diversas outras formas. Na linha de aproveitamento integral de hortifrutícolas, a equipe de nutricionistas do Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) apresenta uma receita que, certamente, vai dar água na boca. Vamos experimentar um delicioso bolo de limão com casca?

Mas não é somente o limão taiti que está com o preço em conta essa semana (2/2). Confira nas nossas redes sociais (blog e facebook) e no nosso portal (Dicas da Semana) a lista completa desses produtos.

 




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2016 o Mês de:

Veja também o Ano de: