Siga:

1/9/201509:01:19

Melancia é a dica de compra dessa semana (1/9)


Fruta diurética é comercializada ao preço médio de R$ 1,48 o quilo, no atacado do Entreposto Terminal São Paulo

Nesse início de mês, a dica de compra da semana (1/9), sugerida pela Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES) da CEAGESP, é a melancia (Citrullus vulgaris Schrad).

Originária da África, ela é encontrada em abundância pelas planícies do continente. No entanto, o maior produtor mundial é a China. Na Europa, a Espanha ocupa esse posto.

No atacado do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), a melancia pode ser encontrada ao preço médio de R$ 1,48 o quilo – a fruta tem apresentado valor estável nas últimas semanas. O período  de entrada mais forte no ETSP vai de setembro a abril.

Seu valor nutritivo é reduzido – tem teor em vitaminas considerado médio. Fornece vitaminas A, C e do complexo B. A pigmentação vermelha da polpa é conferida pelo licopeno, que possui elevada atividade antioxidante.

DIURÉTICO – Ela favorece a diurese, pelo seu conteúdo elevado em água e pela riqueza em potássio. É recomendada para emagrecimento e no tratamento de doenças provocadas pelo aumento do fluxo de urina (infecções urinárias, gota e hipertensão arterial).

Em 2014, deram entrada no entreposto paulistano mais de 116 mil toneladas de melancia, proveniente dos municípios de Uruana (GO), Encruzilhada do Sul (RS), Lagoa da Confusão (TO), São Jerônimo (RS), Oscar Bressane (SP) e Itápolis (SP).

Em geral, a fruta é consumida ao natural, como sobremesa, principalmente no verão. Sua polpa se transforma em um excelente suco e em uma compota de sabor muito agradável. É possível também apreciá-la de outras formas. No caso, a equipe de nutricionistas do Banco CEAGESP de Alimentos (BCA) sugere uma receita diferenciada e bem saborosa. Que tal provar uma Moussaka de Melancia?

Mas não é somente a melancia que está com preço bom essa semana (1/9). Confira nas nossas redes sociais (blog e facebook) quais são esses outros produtos no Dicas da Semana.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2015 o Mês de:

Veja também o Ano de: