Siga:

23/4/201804:09:22

MEMÓRIAS CEAGESP: Quem foi Nelson Loda?


Construído em 1966, o Auditório Nelson Loda, localizado no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), é o ponto de encontro para a realização de eventos, reuniões, treinamentos e palestras. Mas quem foi Nelson Loda e qual sua importância para que a CEAGESP tenha colocado seu nome nesse espaço?

Com a preciosa colaboração de João Xavier, atual gerente do Departamento Financeiro e Contábil (DEFIC) e ex-funcionário de Nelson Loda, conhecemos parte da história desse grande profissional que por 28 anos, contribuiu com seu trabalho para a Companhia.

Nelson Loda – Das rádios para a maior central de abastecimento do país
Natural da cidade paulista de Jundiaí, Nelson Loda nasceu em 30 de maio de 1925. Filho de Esperandio Loda e Antonieta Françoso Loda, estudou até o quarto ano primário na Escola Paroquial da Vila Arens.

Ainda menino, conseguiu seu primeiro emprego como auxiliar de sapateiro e depois, em um empório onde trabalhava no atendimento aos clientes. Sempre muito dedicado em suas atividades, concomitantemente participava das atividades da Igreja de Vila Arens, encenado peças religiosas e fazendo parte dos “Congregados Marianos”.

Aos 17 anos serviu ao Exército Brasileiro na linha de tiro, ficando apenas por três anos por ser o período da Segunda Guerra Mundial. Aos 20, iniciou suas atividades na imprensa em Jundiaí, assinando no jornal “A Folha” uma coluna sob o pseudônimo “E Tal”.

A convite do padre Octávio Gurgel, assumiu em 1946 a chefia da primeira equipe de locutores da Rádio Difusora Jundiaiense, aonde permaneceu até março de 1949. O primeiro programa levado ao ar sob o seu comando chamava-se “Gentilezas” e teve por objetivo formar o acervo de discos da emissora.

Em 1947, passou a ser um dos apresentadores do “Grande Diário Sonoro E-6” e em parceria com outros dois locutores, comandou os programas “Recordações do Carnaval Que Passou” e “Boa Vizinhança”. No ano seguinte, lançou o programa “Rádio Week End” e apresentou outros programas como “Teatro em Miniatura” e “Teatro em Novelas”, entre outros que marcaram época no radioteatro jundiaiense.

Em 1949 foi apresentador de um programa de muito destaque chamado “Clube Infantil E¨”. E a partir de março do mesmo ano, começa uma nova fase em sua vida com sua vinda para São Paulo.

Na capital, Nelson Loda trabalhou no escritório de contabilidade da empresa C.A.I.C. localizada na rua Líbero Badaró, mas aos finais de semana não deixou de colaborar com a Rádio Difusora de Jundiaí, tanto no “Clube Infantil” como nas transmissões das cerimônias da “Semana Santa”. No início da década de 50, já casado com a Sra. Trindade Garcia Loda, trabalhou como sonoplasta na Rádio Panamericana, hoje Jovem Pan.

Autodidata, além de atuar na C.A.I.C., também trabalhou na empresa de auditoria “Dr. Boucinhas e Campos” até o início de 1966, quando foi convidado para trabalhar no Departamento Financeiro do CEASA da capital.

Em 1969, quando houve a fusão das empresas CEASA e CAGESP, Nelson Loda permaneceu no cargo de chefe do Setor Financeiro e nesse mesmo ano, inscreveu-se para prestar as provas de “Madureza”, atual “Supletivo”, inicialmente para o ginásio e em seguida para o equivalente ao colegial de hoje, tendo sido aprovado em todas as disciplinas em uma única vez.

Dois anos depois, foi aprovado para o curso de Economia nos vestibulares da FMU e da Faculdade Dom Pedro, optando pela última devido à facilidade de acesso após o trabalho. Também graduou-se em Administração Hospitalar na Faculdade São Camilo e lecionou Economia na Faculdade Dom Pedro II e na Universidade São Judas.

Na CEAGESP foi gerente financeiro até o final da década de 80, quando assumiu o cargo de assessor da Diretoria Financeira, função que exerceu até seu falecimento em 02 de maio de 1994, deixando esposa e filha.

Em homenagem ao seu trabalho exercido em Jundiaí, em 2006 sua biografia passou a fazer parte da “Enciclopédia Cultural de Paula”, publicada pela Literarte Livros e Artes e que retrata os personagens ilustres da região. E em 26 de junho de 2007, por decreto da Câmara Municipal de Jundiaí, uma rua da cidade ganhou seu nome.

Após sua morte, a Diretoria da CEAGESP batizou o auditório localizado no ETSP de “Auditório Nelson Loda”, como um gesto de agradecimento ao profissional que marcou história por onde passou.

Depoimento:
“Falar do senhor Nelson Loda é falar de bondade, caridade e misericórdia, um homem que viveu com muita simplicidade e sempre pautou sua caminhada na moral e bons costumes, auxiliando o seu próximo e renegando a toda e qualquer vaidade, orgulho ou preconceito.
Um homem que se fez sozinho, com uma vida ilibada, trabalhador, viveu para sua família, seu trabalho e dedicação ao próximo, todos que tiveram o privilégio de o conhecer aprenderam muito e puderam vivenciar de perto o que significa ser um verdadeiro cristão!
Este homem merece todas as homenagens possíveis e imagináveis, trabalhou muito pela CEAGESP cuidava desta empresa com amor e dedicação, não tinha hora para ir embora, mas muito antes das oito da manhã ele já estava em sua sala, preparado para mais um dia de trabalho!
Se os administradores de hoje tivessem um pouco do que este homem possuía em conhecimento e honestidade, as empresas não estariam enfrentando graves crises.
Parabenizo este grande homem, agradecendo a cada um dos 28 anos que ele dedicou ao crescimento e desenvolvimento da CEAGESP.
Que nosso pai maior esteja sempre ao seu lado, aonde quer que ele esteja!”
João Xavier – Gerente do Departamento Financeiro e Contábil

Clique abaixo e veja também:

Decreto da Câmara Municipal de Jundiaí – Rua Nelson Loda 

Primeira Rainha da Uva de Jundiaí foi incentivada por Nelson Loda para participar de concurso




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2018 o Mês de:

Veja também o Ano de: