Siga:

21/7/201507:08:34

Na CEAGESP, a dica de compra da semana tem “preço bom pra… chuchu”


Legume versátil pode ser encontrado ao preço médio de R$ 1,10 o quilo no atacado no Entreposto Terminal São Paulo

Ele tem fama de ser insosso, mas tem papel importante na saúde e no bom funcionamento do organismo, além de ser excelente fonte de fibras e vitaminas.

Você sabia que o chuchu é considerado uma hortaliça-fruta? É como o tomate, que apesar de no Brasil ser consumido como legume, cientificamente é classificado como fruta. Isso porque as suas sementes estão do lado de dentro, resultado da fecundação do óvulo da flor, envolvidas pela parte comestível.

Originário da América Central, o chuchu é uma grande fonte de minerais como ferro, magnésio, potássio, fósforo e cálcio. Embora muitas pessoas o considerem sem gosto, ele tem alto teor de fibras, o que o torna relevante para o funcionamento dos intestinos.

Por ser pouco calórico, essa hortaliça-trepadeira é indicada para quem segue dietas alimentares, já que suas fibras dão sensação de saciedade no estômago.

Apesar de ser encontrado no ano todo, os melhores preços de chuchu ocorrem entre junho e outubro. No Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) entram em média 4,26 toneladas por mês. É vendido no atacado ao preço médio de R$ 1,10 o quilo. As principais regiões produtoras são Santa Maria de Jetibá (ES) e as cidades paulistas de Atibaia, Amparo e Iguape.

O chuchu é consumido principalmente em pratos salgados, mas serve também para doces como compotas e até mesmo para fazer… cerejas. Sim! Nem sempre aquilo que serve de enfeite no bolo é cereja de verdade.

Confira alguns dos benefícios do chuchu à nossa saúde:

  • Possui vitaminas do complexo B, que ajudam no crescimento e saúde da pele, e vitamina C, um ótimo antioxidante que previne o envelhecimento precoce.
  • Se for cozido sem sal, o chuchu é recomendado para o tratamento da pressão arterial alta e tem efeitos diuréticos.
  • Os brotos, muito presentes na culinária asiática, são ricos em vitaminas B, C e sais minerais como cálcio, ferro e fósforo – as folhas e as raízes da planta também podem ser consumidas
  • Como é pouco calórico, é aconselhado para dietas de emagrecimento.
  • A folha do chuchu serve para fazer chás diuréticos, o que combate os ácidos úricos, a pressão alta e serve como calmante natural

Mas não é só o chuchu que está com preços em conta essa semana (21/7). Confira nas nossas redes sociais (blog e facebook) quais são esses outros produtos no Dicas da Semana




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2015 o Mês de:

Veja também o Ano de: