Siga:

7/10/201910:09:33

Outubro Rosa: Saiba quais os sintomas de câncer de mama e previna-se


Falar sobre câncer não é fácil, mas é preciso. A doença, que é cercada por muitos tabus, continua matando muitas pessoas ao redor do mundo e no caso do câncer de mama em particular, muitas mulheres.

Divulgar ao máximo informações reais sobre como prevenir e diagnosticar a doença é o objetivo principal do Outubro Rosa, campanha que há décadas tem contribuído para que muitas mulheres fiquem atentas sobre esse grave problema.

Se toque, se ame

Cuidar de si não deve estar relacionado apenas aos cuidados voltados à beleza, mas à saúde do corpo humano como um todo. Examinar-se no espelho, tocar-se e apalpar-se deve ser uma rotina, pois qualquer sinal de mudança logo será percebido e servirá de alerta para que um médico seja consultado imediatamente.

É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias.

Na maioria dos casos, o câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais por meio de sinais e sintomas:

  • Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja
  • Alterações no bico do peito (mamilo)
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço
  • Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos

Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados por um médico para que seja avaliado o risco de se tratar de câncer. Em caso de permanecerem as alterações, elas devem procurar logo os serviços de saúde para avaliação diagnóstica.

A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas é fundamental para a detecção precoce do câncer da mama. Quando detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, maiores são as chances do tratamento ser menos agressivo e apresentar taxas de sucesso satisfatórias.

Independentemente da idade, todas as mulheres devem ser estimuladas a conhecer o próprio corpo e a saber o que é ou não é normal em suas mamas. A maior parte dos casos de câncer de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Informação e ação
O Outubro Rosa é realizado todos os anos para que cada vez mais mulheres se conscientizem sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama.

Há 10 anos o INCA promove eventos sobre o assunto e disponibiliza gratuitamente diversos materiais informativos. O tema deste ano é “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?” e a cartilha pode ser adquirida aqui.

A CEAGESP também abraça a causa e durante o mês estará divulgando em seus canais oficiais, informações para auxiliar na conscientização sobre esse grave problema.

Também estará realizando uma campanha entre seus colaboradores para arrecadar lenços que serão doados às pacientes atendidas pelo projeto “Lenços que Unem”, do Hospital Santa Paula em parceria com a Rede Conecte. Nos últimos quatro anos, esta atitude solidária já doou lenços para centenas de pacientes.

E para fechar a campanha, no dia 31 de outubro a partir das 9 horas no Auditório Nelson Loda, serão realizadas ações de orientação, beleza e saúde da mulher. Confira a programação e compareça:

Outubro Rosa na CEAGESP
31/10 no Auditório Nelson Loda

9h – Café da manhã

9h30 às 12h – Serão desenvolvidas as seguintes atividades:

  • Massagem anti stress com o massagista Alex Pereira Nunes
  • Orientações sobre Saúde da Mulher com universitários e professores da Uni Santana
  • Palestra sobre Ansiedade, Medicalização e Depressão com Priscila Aparecida Gatti / Parceria Unimed Seguros
  • Maquiagem e corte de cabelo com o Instituto Inovação Social
  • Automaquiagem com representantes da Hinode

 




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2019 o Mês de:

Veja também o Ano de: