Siga:

10/9/201509:01:54

Congresso da WUWM terá palestrantes internacionais


Evento contará com conferência e debates temáticos sobre situação dos mercados atacadistas e do setor de abastecimento    encontro_wuwm_texto_novo

Sob o tema “O meio ambiente e o futuro dos mercados atacadistas”, o 29º Congresso Anual da União Mundial de Mercados Atacadistas (World Union of Wholesale Markets/WUWM), que será realizado entre os dias 23 e 26 de setembro, contará com a presença de especialistas nacionais e estrangeiros. Eles vão participar de uma conferência e de quatro debates específicos, destinados a discutir os impactos globais das mudanças climáticas na agricultura e os rumos dos mercados atacadistas e do setor de abastecimento.

A iniciativa, que ocorrerá no município de Campinas, maior polo tecnológico da América Latina, é promovido pela WUWM. A organização está a cargo da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (ABRACEN). A entidade reúne 23 centrais de abastecimento, que são responsáveis pela gestão de 56 entrepostos atacadistas instalados em todo o país.

Nesses espaços atuam produtores rurais, comerciantes atacadistas e varejistas, distribuidores e prestadores de serviços que buscam fornecer alimentos de qualidade à população. Esse complexo operacional respondeu, em 2014, pela comercialização de 15,7 milhões de toneladas de produtos frescos, o equivalente a R$ 28,8 bilhões (cerca de US$ 9,6 bilhões).

“Estamos seguros de que esse evento apresentará uma agenda temática de grande interesse para todos os gestores e operadores de mercados atacadistas de alimentos in natura, além de ser uma grande oportunidade para se trocar experiências inovadoras na gestão e nas operações de entrepostos atacadistas”, afirma Mário Maurici, presidente da ABRACEN, que também responde pela direção da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP).

DEBATES – Todas as discussões do 29º Congresso ocorrerão no dia 24/9 (quinta-feira), no Royal Palm Plaza. A conferência “Novos cenários para o abastecimento alimentar frente às mudanças climáticas”, às 9h, terá como palestrante o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Evaristo Eduardo de Miranda. Consultor da Presidência da República, com mestrado e doutorado em Ecologia pela Universidade de Montpellier, na França, ele presta assessoria para a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Banco Mundial, Organização dos Estados Americanos (OEA) entre outras instituições.

O primeiro debate temático, intitulado “Desafios para modernização e construção de novos mercados atacadistas na América Latina”, reunirá, às 10h, o gerente geral de Corabastos (Colômbia), Mauricio Parra; o gerente geral do Mercado Atacadista da Cidade do México, Julio Cesar Chávez Serna; o presidente do Mercado Atacadista de Montevidéu (Uruguai), Carlos Colacce Molinari; e o gerente geral da EMMSA (Peru), Jose Antonio Luna Bazo. A mediação será feita pelo presidente da WUWM, Manuel Estrada, que também é chefe do Departamento Internacional de Mercasa (Espanha).

A segunda mesa de discussão, “Os mercados atacadistas no século XXI – Maior eficiência e especialização dos serviços”, marcada para as 11h30, contará com o CEO da CEASA Rio de Janeiro, Paulo Jobin Filho; o diretor do Mercado Internacional de Rungis (França), Dominique Batani; o diretor de Estruturas Comerciais de Mercasa, Pablo González González. A moderação estará a cargo do professor de Economia da Unicamp, Walter Belik.

“Integração dos mercados atacadistas com os segmentos de produção e de varejo” é o terceiro painel temático, com início às 14h30. Participam dessa rodada a presidente do Conselho da Maryland Food Center Authority (Estados Unidos), Elizabeth Banthem; e o chefe de Comunicações Corporativa da CAR SCPA (Itália), Fabrizio Venturini. A mediação será do coordenador de pós-graduação acadêmica da ESPM, José Luiz Tejon.

O último debate, às 16h, leva o nome de “Mercados varejistas tradicionais e os novos modelos para distribuição varejista de alimentos – Agregação de valores aos produtos e a influência das campanhas promocionais para aumento do consumo”. Os palestrantes serão o diretor e gerente geral de Lo Valledor (Chile), Gonzalo Bravo Baltra; e o gerente geral da China Zhengzhou Grain Wholesale Market, Qiao Linxuan. O moderador da mesa será o vice-presidente de Varejo da WUWM, Roberto Alonso Gordón.

INSCRIÇÕES ABERTAS – Ainda é possível se inscrever no Congresso, que tem entre seus patrocinadores a Caixa Econômica Federal. Em relação aos participantes brasileiros, a ABRACEN oferece desconto de 50% para operadores de mercados, técnicos, acadêmicos, estudantes ou pessoas cuja atividade tenha alguma relação com o público e o tema do encontro. Para saber mais informações sobre o evento e a respeito das inscrições, basta acessar o site do evento ou contatar o e-mail info@abracen.org.br.

Até o momento, estão confirmados mais de 220 participantes. Além do Brasil, haverá delegações de 23 nações: África do Sul, Alemanha, Austrália, Bélgica, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Índia, México, Itália, Polônia, Reino Unido, Rússia, Turquia, Peru, Índia, Nepal e Uruguai.

A programação prevê visitas técnicas à CEASA Campinas, ao Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) da CEAGESP e ao Mercado Municipal de São Paulo, além de uma exposição de produtos tradicionalmente comercializados nos entrepostos atacadistas brasileiros. O 29º Congresso servirá ainda para a realização da reunião anual dos membros, das seções regionais e da direção da WUWM. Haverá também o Encontro de Negócios, voltado a promover novas parcerias, em nível nacional e internacional, entre empresas e entidades do setor de abastecimento.

SOBRE A WUWM – A União Mundial de Mercados Atacadistas (WUWM) é uma associação sem fins lucrativos que envolve todos os campos e atividades relacionadas à promoção, desenvolvimento e intercâmbio de conhecimentos e informações sobre mercados de alimentos por atacado. A entidade reúne, atualmente, cerca de 200 membros em 45 países.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2015 o Mês de:

Veja também o Ano de: