Siga:

6/9/201609:11:46

Repolho ajuda a prevenir câncer, é rico em antioxidantes e vitaminas


O produto indicado da semana é o repolho verde. Natural da Ásia Menor, onde hoje se encontra a Turquia, esta verdura está presente na culinária de várias culturas, seja para ser consumido cru, cozido, assado ou em forma de sucos desintoxicantes. Na Alemanha, entra no famoso chucrute; nos Estados Unidos, no preparo da salada coleslaw; na Polônia, em conservas tipo picles; no Japão é acompanhamento imprescindível de frituras, e no Brasil, é mais consumido em saladas e em refogados de verduras.

Motivos para tanto entusiasmo culinário não faltam: além de rico em fibras, que ajudam no bom funcionamento do aparelho digestivo, traz ainda vitaminas C, A, B1, B2, B6, K, ácido fólico, e minerais como o selênio, iodo, cálcio, potássio, fósforo e enxofre. O repolho traz ainda quantidades significativas de folato, betacaroteno, antocinas e fitoquímicos, glutamina e polifenóis, que possuem propriedades anti-inflamatórias, que podem ajudar a prevenir o câncer de cólon, próstata e mama. Além disso, auxiliar quem faz dieta de perca de peso, pois 100 gramas possuem apenas 25 kcal.

A melhor forma de preparar o repolho é colocar suas folhas para serem cozidas no vapor, para diminuir a perda de suas propriedades nutricionais. Mas ele pode ser consumido cru em saladas, assado no forno, grelhado na brasa, em ensopados, cozidos em água ou como ingrediente de outros pratos, como na receita desta semana (panqueca de repolho).

Aqui na CEAGESP, o repolho pode ser encontrado praticamente o ano todo. Em 2015, cerca de 44,381 mil toneladas do produto deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), provenientes principalmente das cidades paulistas de Ibiúna, Piedade, Cotia, Mogi das Cruzes, Pila do Sul e Embu Guaçu, e da paranaense São José dos Pinhais. No dia 5 de setembro, o repolho verde estava sendo comercializado a R$ 1,27 a unidade.

Mas não é somente o pepino que está com o preço em conta essa semana. Confira nas nossas redes sociais (blog e facebook) e no nosso portal (Dicas da Semana) a lista completa de todos esses produtos.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2016 o Mês de:

Veja também o Ano de: