Siga:

14/8/201408:03:41

Simpósio Açúcar: mudanças devem ocorrer na cadeia produtiva


Pesquisadores e profissionais que participaram do Simpósio: Açúcar afirmam que os problemas existentes na produção precisam ser enfrentados com mudanças na cadeia produtiva.

O saldo principal das discussões ocorridas no Simpósio: Açúcar – Produção, Armazenamento e Transporte, que se encerrou no dia 22 de agosto, em Araraquara, interior de São Paulo, foi o de que é preciso rever os processos industriais em toda a cadeia de produção do açúcar. Só assim será possível enfrentar problemas típicos que atingem principalmente o estágio do armazenamento, como excessiva produção de poeira, mudança de cor e empedramento.

Professores, pesquisadores e outros profissionais, que representavam 34 entidades entre universidades e empresas públicas e privadas, chegaram a essa conclusão depois de ouvirem a exposição de cada um dos debatedores. De acordo com José Lourenço Pechtoll, gerente de armazenagem da CEAGESP, e um dos organizadores do encontro, é a primeira vez que representantes de toda a cadeia do açúcar se reúnem para expor, debater e formular possíveis soluções para os problemas comuns do setor.

Participaram do simpósio cerca de 130 inscritos entre estudantes, professores, representantes de empresas e de usinas de açúcar, além de convidados. Realizado pela CEAGESP, o evento contou com o apoio das entidades: ABCAO (Associação Brasileira de Armazenagem), Usina de Açúcar COCAL, COPERSUCAR, Empresa Cosan Logística (RUMO), União da Indústria de Cana de Açúcar (ÚNICA), União dos Produtores de Bioenergia (UDOP), Universidade Federal de São Carlos (UFScar) e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ).

A abertura dos trabalhos foi feita por Luiz Ramos, diretor técnico operacional da CEAGESP, compartilhada por Fernando Guzzi, coordenador da Secretaria da Agricultura de Araraquara. A primeira palestra do evento foi realizada por Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura do Governo Lula e atual representante da UNICA. Ele falou sobre a logística nas usinas e fora delas, os desafios da produção – qualidade e armazenamento – novos produtos, capacitação de mão-de-obra, entre outros assuntos.

As palestras foram ministradas por professores da ESALQ e da UFScar, engenheiros e técnicos das empresas CONSMEC Engenharia, RESULTA E TMSA, DOCS Sucroalcooleira e Usina São Martinho.

Palestras:




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2014 o Mês de:

Veja também o Ano de: