Siga:

26/8/201908:09:00

SIPAT 2019 termina com prestação de serviços e palestra sobre IST


A Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) de 2019 foi encerrada no dia 23/8 com prestação de serviços à comunidade e uma palestra sobre saúde no Auditório Nelson Loda. Desde as 8h da manhã, o local foi preparado para receber as equipes que vieram para aplicar vacinas contra sarampo, tétano, caxumba e rubéola, para aferir pressão arterial, para realizar teste rápido de hepatite C, além de cabeleireiros e barbeiros. Do lado de fora, uma van foi posicionada para realizar exames de saúde bucal, em que ao final cada pessoa examinada ganhou uma pasta e escova de dentes.

Os interessados em tomar as vacinas logo formaram uma fila no lado de fora do auditório e recebiam senhas para serem atendidas. Quem aguardava a sua vez aproveitou para receber orientações sobre quem poderia tomar a vacina, e muitos já vieram trazendo a carteira de vacinação em mãos. Quem aferia a pressão recebia também orientações de saúde e tinha à disposição diversos panfletos com informações de saúde, além de preservativos masculinos e femininos com distribuição gratuita. O teste de detecção de hepatite C também foi grátis, e muitos presentes estavam realizando o exame pela primeira vez.

Por volta das 10h, teve início a palestra final do evento com o médico pediatra e infectologista Alexandre Suzuki Horie, que falou sobre as IST – Infecções Sexualmente Transmissíveis, principais doenças, formas de transmissão e complicações que podem causar à saúde. Foi explicado que apesar de não ser 100% seguro, o preservativo masculino ou feminino ainda são as melhores formas de evitar o contágio com as IST, muitas delas tratáveis e curáveis.

Segundo o médico, o tratamento das IST no SUS é gratuito, e as pessoas não devem ter vergonha de procurar os serviços médicos caso suspeitem que estejam doentes com alguma infecção sexualmente transmissível, como sífilis, gonorreia ou candidíase.

Depois dessa apresentação, foi feita uma mesa aberta com o doutor Alexandre e a enfermeira Carina Araki de Freitas para discutir sobre violência contra a mulher, um problema que está presente em qualquer faixa etária e em todas as camadas sociais e que abrange desde a violência física, verbal e sexual. Para se ter uma ideia da gravidade do problema, estima-se que cerca de 90 mulheres são agredidas por dia em São Paulo. No debate, foi discutida a importância de não se calar diante dessa violência, como se pode combatê-la e a quem procurar nestes casos.

Ao final, foram sorteados presentes entre os participantes da palestra, e vales Day-Off entre os que vieram todos os dias às atividades da SIPAT. Este ano, o evento teve a participação da Coordenadoria Regional de Saúde – Oeste da Secretaria Municipal de Saúde, Rotary Jaguaré, Instituto Inovação Social e estudantes de Enfermagem da UniSant’Anna e Universidade Anhanguera. Este ano, a média de participantes na SIPAT foi de cerca de 60 pessoas/dia.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2019 o Mês de:

Veja também o Ano de: