Siga:

9/5/201705:10:03

Tangerina poncã é o produto da semana no Entreposto da capital


A tangerina poncã é o produto da semana na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP). Aliás, esse tipo da fruta tem sua melhor época de oferta nos meses de maio, junho e julho.

Tangerina é um alimento que pertence ao grupo do gênero Citrus. A origem das frutas cítricas é asiática e acredita-se que a tangerina tenha surgido na China. Do oriente, a fruta teria ganhado a Europa e o resto do mundo ganhando também hibridações.

Uma das características marcantes da fruta é que sua casca desprende-se com facilidade da polpa, com gomos macios e saborosos. Além disso, a tangerina carrega um alto valor nutricional. Independente da sua variação, pode-se aproveitar do alimento as vitaminas A, do complexo B e C, além de fornecer minerais essenciais como cálcio, ferro, fósforo, potássio e sódio.

A combinação de nutrientes presentes na tangerina beneficiam pele, visão, fígado, os sistemas nervoso e imunológico, intestino, é útil contra o reumatismo, gota e cálculos renais. A tangerina poncã ainda possui efeito diurético, é rica em antioxidantes que combatem a degeneração das células.

A tangerina poncã teria surgido no Brasil em 1817. O país é o terceiro maior produtor da fruta no mundo perdendo apenas para a China e para a Espanha, em primeiro e segundo lugares respectivamente. No ano de 2016, deram entrada na CEAGESP 43.882 toneladas do alimento. No ano anterior, os principais municípios fornecedores desse produto foram: Campanha (MG), Limeira (SP), Pirangi (SP), Três Corações (MG), Vista Alegre do Alto (SP) e Conchal (SP).

Essa fruta pode ser consumida in natura, é usada na produção de sucos, bolos, compotas, sorvetes, tortas, mousses, saladas e drinks. Na última segunda-feira (08/05) ela estava cotada a R$ 1,62 no comércio atacadista do Entreposto Terminal São Paulo.

Outras ofertas e dicas de alimentos podem ser encontradas também nas mídias sociais da CEAGESP (Facebook, Instagram, e blog).




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2017 o Mês de:

Veja também o Ano de: