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6/7/202007:02:07

Veja principais protocolos para reabertura de bares e restaurantes


A partir da próxima segunda-feira (6/7) bares, restaurantes e salões de beleza poderão retomar suas atividades na capital paulista. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado no sábado (4/7) e contempla uma série de procedimentos sanitários e de segurança para evitar a disseminação do novo coronavírus. Entre as principais regras do protocolo para os bares e restaurantes funcionarem durante a quarentena na capital estão:
•    Funcionamento durante o dia, por seis horas diárias, e até 17h;
•    Ocupação do local limitada a 40% da capacidade máxima;
•    Mesas devem ficar distantes 2 metros uma da outra, e as cadeiras com 1 metro de afastamento;
•    Máximo de seis pessoas por mesa;
•    Consumo apenas sentado nas mesas;
•    Filas de caixa e de buffet, banheiro, entrada e saída com distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas;
•    Funcionários devem usar viseira de acrílico e demais EPIs (máscara é de uso obrigatório)
•    Temperos e condimentos devem ser oferecidos em sachês ou saquinhos de uso individual;
•    Ambientes climatizados terão de ser higienizados.

O protocolo de reabertura de bares e restaurantes pode ser visto AQUI.
Veja ainda outras recomendações do Plano São Paulo do Governo do Estado:
1 – Quanto ao distanciamento social
•    Locais devem reservar assentos para evitar aglomerações.
•    Serviços self-service devem manter funcionários para servir os clientes e manter o máximo de distanciamento possível.
2 – Quanto à higienização
•    Higienizar utensílios com frequência e utilizar embalagens de uso recomendado pelas autoridades da saúde e sanitárias.
•    Temperos e condimentos devem ser servidos em sachês ou em porções individualizadas diretamente da cozinha a cada cliente.
•    Uniformes devem ser lavados e trocados diariamente e levados ao trabalho em sacos plásticos. Seu uso deve se restringir ao local de trabalho.
•    Entregadores devem receber máscaras e álcool 70% para higienização das mãos, máquinas de cartões e bags de transporte, os quais não podem ser colocados no chão. Entregadores terceirizados devem receber tais equipamentos das empresas que utilizam seus serviços.
•    Em caso de troco em dinheiro, o mesmo deve ser entregue em sacos plásticos para evitar contato com as mãos.
•    Disponibilizar talheres descartáveis ou convencionais devidamente higienizados e separados em sacos plásticos.
3- Limpeza e higienização de ambientes
•    Utilizar cardápios que não necessitem de manuseio ou cardápios que possam ser higienizados.
•    Todos os equipamentos, utensílios, superfícies e instalações devem ser higienizados antes do retorno das operações.
•    Chopeira, máquinas de café, máquinas de gelo e demais equipamentos devem ser higienizados antes da reabertura.
•    Avaliar a necessidade de limpeza do sistema de exaustão, especialmente caso o estabelecimento tenha permanecido fechado.
•    Funcionários devem higienizar as mesas e cadeiras após cada uso e troca de cliente.
4 – Comunicação
•    Antes de abrir o estabelecimento, alinhar as medidas de higienização e segurança com a equipe, incluindo os entregadores.
•    Orientar os clientes quanto à lavagem das mãos e utilização de álcool em gel 70% antes de consumirem a refeição, seja de forma escrita ou oral.
Recomendações da Abrasil (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes)
•    Capacidade deve ser reduzida para 40% de frequentadores;
•    Cadeiras devem ser posicionadas com um metro de distância, enquanto mesas devem ficar a dois metros;
•    Temperatura de frequentadores devem ser medidas na entrada;
•    Funcionários devem usar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a higienização do espaço deve ser reforçada;
•    Álcool em gel precisa ser disponibilizado para clientes e funcionários;
•    Fila deve ter marcação de um metro de distância em restaurantes self-service.

 

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