Siga:

20/4/202104:09:09

Banana nanica é o produto destaque da semana (20/4)


Se no hemisfério norte a frase “comer uma maçã por dia mantém o médico longe” é válida, por aqui no hemisfério sul a frase deveria ser reescrita como “comer uma banana por dia mantém o médico longe”, devido aos benefícios que essa fruta traz. A banana é rica em potássio, um mineral da maior importância para o bom funcionamento do coração: uma unidade média, de 115g, fornece um terço das necessidades diárias recomendadas de potássio.

Além disso, a combinação de três tipos de açúcares naturais (sacarose, frutose e glicose) combinados com suas fibra, tornam essa fruta uma excelente fonte de energia: duas bananas fornecem energia suficiente para 90 minutos de exercícios. É fonte de carboidratos, vitamina A, B6, B12 e C, ferro e cálcio. Por seu alto conteúdo de potássio, o consumo de banana é recomendado como um recuperador de energias.

Segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, os baixos níveis de sódio e gordura fazem com que a banana seja incluída na dieta de pessoas com problemas de coração, rins e pressão alta. A banana nanica é o tipo mais poupar no pais, onde é conhecida também como banana d’água em algumas regiões. Cada porção tem 98 kcal e 373 mg de potássio, e tem propriedades laxantes.

As bananas são ricas em dois tipos de fibra: a pectina e o amido resistente. Essas duas substâncias ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue. Além disso, essa fruta apresenta baixo índice glicêmico (medida de 0 a 100 que quantifica a rapidez com que os alimentos aumentam os níveis de açúcar no sangue). Enquanto o valor glicêmico das bananas verdes é de cerca de 30, as maduras apresentam um índice glicêmico em torno de 60. O valor médio de todas as bananas é de 51.

Com oferta o ano todo, em 2020 deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) 35.915 toneladas de banana nanica, provenientes principalmente das cidades de Sete Barras/SPS (6.146 toneladas), Miracatu/SP (6.002 toneladas), Jaiba/MG (4.295 toneladas), Eldorado/SP (2.964 toneladas), Registro/SP (2.3750 toneladas), e Luís Alves/SC (2.4158 toneladas). No dia 19/4, ela estava sendo comercializada em média no atacado por R$ 1,83/kg.

Para saber quem comercializa banana nanica no Entreposto Terminal São Paulo, acesse o nosso Guia CEAGESP no nosso portal: https://ceagesp.gov.br/guia-ceagesp.

Confira outras ofertas e dicas da semana nas mídias sócia.is (Facebook, blog e Instagram) da Companhia.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2021 o Mês de:

    Veja também o Ano de: